qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 09-03-2014

PLANO DE SAÚDE SEM CARÊNCIA

Neste mês de março, os médicos que não tem plano de saúde podem aproveitar a promoção do Plano do Sindicato sem carência e a um custo bem mais acessível. Quem se associar agora poderá ter até 50% de desconto do plano de saúde da Unimed Belém cobrado no balcão.

AGE SESMA

Na próxima quarta, 12, teremos AGE da Sesma no Sindmepa. As negociações vem se arrastando com a gestão sem sinal de avanço. Não avançamos em melhorar as condições de trabalho e remuneração digna. E nem sequer foi instituída a comissão de criação do PCCR. Além dos atrasos constantes nos pagamentos de plantões, agora temos informações de que Belém vai aderir ao Mais Médicos, o que significa maior desvalorização do médico paraense. Vamos discutir todos esses pontos e definir estratégias de reação. Todos à Assembleia geral.

CONSELHO GESTOR

Participamos nesta semana de uma reunião com a conselheira do Conselho Gestor da Sesma, Rejane Jatene, que se comprometeu em intermediar junto ao conselho a pauta de discussões que envolvem os médicos do município. Discutimos temas como remuneração, PCCR e a representação sindical no Conselho Municipal de Saúde, cuja composição está judicializada. É inadmissível que só o Sisbel, que não representa nenhum profissional da saúde, ocupe as cinco vagas destinadas à representação sindical. Foi marcada nova reunião para a próxima quarta, 12, na Semad.

REUNIÃO CAPANEMA

Estivemos em visita à Capanema nesta semana para discutir com a Prefeitura os constantes atrasos nos pagamentos dos plantões médicos e outras denúncias da categoria naquele município. A secretária de Saúde disse que o atraso nos pagamentos deve-se a mudanças administrativas, mas que serão regularizados até o dia 10 deste mês. Com relação à falta de contratos dos plantonistas, disse considerar desnecessário este instrumento, mas após ponderações prometeu discutir o assunto com a gestão. O raio X na UPA continua sem funcionamento. Vamos aguardar as providências.

CORRIDA DO MÉDICO

A III Corrida e Caminhada dos Médicos será transmitida ao vivo pela ORM Cabo TV, que neste ano vai participar da organização e execução da corrida, realizada em parceria pelo CRM, SMCP e Sindmepa. Em reunião com o diretor de marketing das ORM, Guarany Júnior, foram acertados detalhes da corrida, que este ano está sob a responsabilidade da SMCP, integrando o calendário de eventos pelos cem anos da instituição. Perto de 3.000 pessoas devem participar da corrida.

SALÁRIO MÍNIMO

Considerando-se a determinação constitucional que estabelece que o salário mínimo deve suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, o valor do salário mínimo no Brasil para uma família de quatro pessoas deveria ser hoje R$ 2.748,22, segundo cálculos do Dieese. O valor é 3,8 vezes maior do que o mínimo aprovado pelo governo a partir de janeiro deste ano, que foi R$ 724. Lamentável.