qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 01-12-2013

MINUTO DE OURO

São alarmantes as estatísticas de bebês que morrem logo nos primeiros minutos de vida no Brasil por conta da falta de profissionais qualificados em reanimação de recém-nascidos e ausência de estrutura e medicamentos básicos nas salas de parto. Cinco bebês todos os dias. Para chamar a atenção para o problema, a Sociedade Brasileira de Pediatria lança neste mês a campanha Minuto de Ouro. No Pará, a campanha, capitaneada pela Sociedade Paraense de Pediatria, acontece nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no auditório da Santa Casa. Espera-se a presença de cerca de 300 profissionais de saúde que atuam em salas de parto.

CONGRESSO RESIDENTES

A Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) vai realizar o seu 47º Congresso Nacional em Belém, nos dias 5 e 6 de dezembro. O assessor jurídico do Sindmepa, Eduardo Sizo, é um dos palestrantes do Congresso, com o tema: Direitos e deveres do médico residente e do preceptor. O programa Mais Médicos e o futuro da medicina no Brasil; o médico jovem no cenário mundial; e o futuro da residência médica no País são outros temas do Congresso, que acontece no auditório do CRM Pará.

RECONDUZIDO

Nosso diretor administrativo, João Gouveia, foi reconduzido ao cargo de Coordenador Sindical Regional do Dieese Pará. Vai manter sua atuação em conjunto com Roberto Senna, supervisor técnico, que há quase 30 anos desenvolve excelente prestação de serviços na área. Entre as metas do Dieese Pará para 2014 estão o aumento do número de sindicatos associados e o convênio de cooperação técnica com a PMB, em fase de negociação.

SÍFILIS

O aumento do número de Sífilis congênita no Pará é uma prova incontestável dos equívocos, para não dizer erros, no programa da Atenção Básica dos municípios. Os recursos que o governo federal repassa para o diagnóstico e tratamento – de fácil execução – da doença no pré-natal, não estão sendo aplicados adequadamente. Se o diagnóstico for feito no pré-natal o tratamento custa em média R$15,00.

DIEESE

Em intensa agenda de programações na semana passada, em São Paulo, o Dieese debateu o ensino à distância em saúde, pela escola Dieese de Ciência do Trabalho, com foco para qualificação profissional; plano de trabalho e orçamento 2014, projeto trienal 2013/2015; entre outros. Destaque para a conferência da filósofa Marilena Chauí “A nova classe média ou trabalhadora?”. Durante o evento foi lançada a revista eletrônica de ciências do trabalho, da escola Dieese, que pode ser acessada pelo site: http://www.dieese.org.br.

CALOTE?

Médicos do serviço de hemodiálise que funciona no Hospital Municipal de Santarém estão há 3 meses sem receber seus honorários, que são pagos pela Sespa. A mesma Sespa que já deu calote em médico de Altamira. Não pagou plantões cumpridos até hoje. Será que o governador Jatene aprova isso?

ATRASO

A prefeitura de Paragominas também tem atrasado o pagamento dos plantões médicos do Hospital Municipal, desde setembro. Fatos como este têm sido frequentes em todo o Estado, criando sérios problemas para a categoria médica e para a população. Com a proximidade do Natal, a situação fica cada vez mais preocupante.