qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 16-12-2012

METROPOLITANO

A Ressonância Magnética do Hospital Metropolitano que ficou parada por quatro anos, de 2007 a 2011, foi consertada, mas já esta quebrada de novo, devido ao longo período de paralização sem nenhuma manutenção. A Sespa diz que a Philips, que forneceu o equipamento, não vem cumprindo com suas responsabilidades, no que diz respeito ao contrato de manutenção. Portanto, espera-se que a Sespa tome providências junto às empresas para que zelem pelo patrimônio público sob sua guarda. Tá dado o recado.

CARIMBO FALSO

As entidades médicas reunidas na Comissão de Assuntos Políticos (CAP) decidiram apoiar para a agenda parlamentar de 2013 o projeto de lei 4522/12, da deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB). O projeto define regras para a fabricação de carimbos de profissões regulamentas em lei. O objetivo é inibir os carimbos fraudulentos que têm se espalhado em todo o País, não só na área da medicina, mas também envolvendo outras profissões como de advogados, engenheiros, arquitetos, etc. O diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, é o coordenador da CAP e garante que o projeto terá todo o apoio das entidades médicas: Fenam, CFM e AMB.

TRANSPLANTES NO HOL

O sucateamento do serviço de transplante renal do Hospital Opfir Loyola, com falta de medicamentos e até alimentação – o que levou à suspensão dos transplantes – pode ser a desculpa que o governo do Estado encontrou para justificar a terceirização dos transplantes em geral no Estado, deixando os usuários submetidos ao que interessa no privado, o lucro.

TROCA DE COMANDO

A falta de acordo entre médicos e a direção da Pró-Saúde, a nova empresa que assumiu o comando do Metropolitano, abriu nova crise na instituição. Sem salário decente e condições de trabalho dignas, boa parte dos médicos não fechou contrato com a empresa. A importação de mão de obra não vai resolver o problema, mas sim a oferta de melhores condições de trabalho e de salários para os profissionais daqui. Na quinta-feira, o CRM promoveu uma vistoria no local, a pedido do Sindmepa, e junto com o Sinthosp e Sindicato dos Enfermeiros, entramos com ação para que o Ministério Público do Trabalho acompanhe os novos contratos e condições de trabalho dos profissionais da saúde no hospital. Por enquanto, a crise continua.

OPTOMETRIA SÓ COM MÉDICO

A medicina brasileira obteve grande vitória na semana que passou, na Comissão de Trabalho de Administração e Serviço Público (Ctasp), da Câmara dos Deputados. Foi aprovado o relatório do deputado Mauro Nazif (PSB/RO), rejeitando o PL 369/2011, de autoria do deputado Marçal Filho (PMDB/MS), que propunha a regulamentação da profissão de optometrista. É o quinto projeto de lei que tenta criar a profissão de optometrista e que é derrubado pela mobilização da categoria médica. Entendemos que há necessidade de garantir a qualidade na atenção à saúde ocular da população brasileira e que a optometria é uma atribuição privativa do médico, pois configura-se uma etapa do exame clínico oftalmológico.

JUDICIALIZAÇÃO

O Governo federal informa que houve um recorde de gastos este ano com a judicialização da saúde. Nós do Sindmepa, há anos procuramos o Tribunal de Justiça do Estado e o Tribunal Regional Federal propondo a criação de uma Câmara Técnica para subsidiar os juízes e, ao mesmo tempo, preservar os direitos dos usuários do SUS. É bom ressaltar que a questão é delicada porque não se pode garantir o direito individual com prejuízo ao direito coletivo. Ou seja, com recursos escassos, tirar do coletivo para satisfazer o individual não é a melhor solução. A sugestão da Câmara Técnica viria, assim, evitar desperdício de dinheiro público, como se vê que está acontecendo a nível de Brasil. Até hoje não obtivemos resposta dos órgãos do judiciário.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que