qui

qui

mar 28, 2024

Vereadores convidam Sindmepa para dar apoio técnico na CPI da Saúde

Diretores do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) ajudaram no trabalho de análise de dados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, na Câmara Municipal de Belém. O convite partiu dos vereadores Ademir Andrade (PSB) e José Scaff (PMDB), devido à necessidade de maior entendimento técnico dos documentos recebidos pelos representantes da CPI.

A diretoria do Sindmepa, em reunião com os vereadores, no dia 29 de julho, na sede do sindicato, reforçou o desejo da entidade em contribuir com o trabalho da comissão na busca de soluções para a crise do setor. |Iremos ajudar os representantes da comissão a conhecer detalhes da legislação do Sistema Único de Saúde para que os dados apresentados pela prefeitura sejam confrontados e que se chegue a um diagnóstico da situação|, declarou João Gouveia, diretor do Sindmepa.

Como o sindicato não trabalha especificamente com auditoria financeira e contábil, a diretoria expôs a necessidade de a comissão ter profissionais habilitados nessa área. |Com a nossa experiência e conhecimento, daremos subsídios da área médica para termos dados mais concretos da situação|, ressaltou o diretor Emanuel Resque.

O vereador Ademir Andrade apresentou as dificuldades que os vereadores enfrentam para realmente fazer valer a CPI da Saúde, visto as manobras políticas que os vereadores da base aliada do prefeito Dulciomar Costa criam para que o trabalho da comissão não avance. |O exemplo mais claro foi a mobilização que tivemos que fazer para a implantação da CPI|, frisou.

Segundo Scaff, a participação da Sindmepa será de extrema importância para que se chegue a um resultado da análise dos dados que a CPI recebe. |Não temos tempo nem conhecimento específico para analisar todos os documentos que chegam até nós, por isso convidamos o Sindmepa, uma entidade historicamente compromissada com a melhoria da saúde pública, para nos ajudar|.

Os diretores do Sindicato dos Médicos participaram das reuniões da CPI que serão retomadas no dia 03 de agosto, segunda feira, na Câmara Municipal. |Formaremos um grupo de seis diretores que irão se revezar na participação das reuniões. Essa opção é possível visto que temos uma visão colegiada e consensual sobre o assunto|, afirmou o diretor Wilson Machado.

O Sindmepa ainda disponibilizará os documentos que entregou aos governadores Almir Gabriel, Simão Jatene e Ana Júlia Carepa e para os prefeitos Edmilson Rodrigues e Duciomar Costa, contendo um diagnóstico da saúde no estado e no município, com propostas de melhorias.