abr 19, 2024

abr 19, 2024

Médicos reformulam Código de Ética

Os diretores do Sindmepa participarão do III Conferência Nacional de Ética Médica, que acontecerá de 25 a 27 de março em Brasília. A conferência faz parte de um conjunto de iniciativas para reformulação do Código de Ética Médica aprovado em 1988 (Resolução CFM nº 1.246).

Para a III Conferência, foram convidadas em torno de 200 a 250 pessoas, entre representantes onselhos de Medicina, das Comissões Estaduais de Revisão do Código, Associação Médica Brasileira (AMB) e federadas, Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e sindicatos estaduais, Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) e Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

|Vamos estudar as propostas selecionadas pela Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética. Trata-se de um primeiro trabalho ampliado com representantes de cada estado. As 2.575 propostas enviadas por médicos e representantes da sociedade civil organizada para o site do CFM foram condensadas, através de uma pré-seleção, em cerca de 300, que serão discutidas nesta Conferência|, explica o coordenador da Comissão e 1º vice-presidente do CFM, Roberto d’Avila.

História – A I Conferência Nacional de Ética Médica aconteceu em 1987, e aprovou o atual Código de Ética Médica (1988). A III Conferência constitui a segunda etapa do atual processo de revisão. A primeira etapa ocorreu na II Conferência Nacional de Ética Médica, em 8 de outubro de 2008, na sede do CFM, em Brasília (DF), e contou com discussões teóricas e filosóficas sobre o Código.