ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa vai entregar aos candidatos ao governo do Pará Manifesto em defesa da Saúde

O Sindicato dos Médicos do Pará recebe na próxima terça-feira, às 13h, o candidato ao governo do estado, Marcio Miranda (DEM). O objetivo é ouvir as propostas do candidato e expor os princípios firmados no Manifesto dos Médicos em Defesa da Saúde do Brasil, aprovado pelas entidades médicas nacionais no XIII Encontro Nacional de Entidades Médicas (XIII Enem), que aconteceu no final do mês de junho, em Brasília.

Durante o Enem, as entidades aprovaram que as bases divulgassem o Manifesto e ouvissem as propostas de candidatos a cargos majoritários e proporcionais nos seus domicílios eleitorais, com objetivo de comprometer o maior número possível de candidatos com a proposta defendida pela categoria para a saúde em nível nacional.

“Melhorar a saúde no Brasil vai requerer dos governantes e políticos eleitos foco na gestão competente, uso adequado dos recursos públicos e investimento em recursos humanos de qualidade, particularmente nos médicos”, declarou Waldir Cardoso, presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), uma das entidades signatárias do documento, que é também diretor do Sindmepa.

Entre os itens destacados no Manifesto estão a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS); maior participação da União no investimento e no custeio da saúde no País; a qualificação da gestão para a melhoria da infraestrutura para atendimento a pacientes; e a criação de políticas de recursos humanos que valorizem profissionais brasileiros, estimulando sua migração e fixação em áreas de difícil provimento – como a criação de uma carreira de Estado para médicos. Além da FMB, assinam o Manifesto o Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR).

Márcio Miranda é deputado estadual e atualmente presidente da Assembleia Legislativa. Concorre ao governo do estado pela coligação Em Defesa do Pará, que reúne os partidos: DEM / PSDB / PDT / PSB / SOLIDARIEDADE / PRP / PMN / PRTB e PPS. A conversa com Márcio Miranda é a primeira de uma série que o sindicato pretende realizar com candidatos ao governo e todos os médicos estão convidados a participar.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que