Afiliado a:

Sindmepa vai debater sobre suicídio

Em alusão ao mês de prevenção ao suicídio, quando se realiza a campanha Setembro Amarelo, o Sindmepa vai promover um debate na próxima quinta-feira, 27, às 19h, com especialistas da área, buscando levantar o debate sobre tema tão importante que vem afetando cada vez mais pessoas em todo o mundo.

O evento vai incluir a exibição do filme “As Horas” (2002), filme britânico-americano do diretor Stephen Daldry, que aborda a questão do suicídio e a depressão. O debate terá como intermediador Edvan dos Santos Brandão Junior, psiquiatra e crítico de cinema. Está confirmada também a presença do psiquiatra Kleber Oliveira (Presidente da Associação Paraense de Psiquiatria) e da psicóloga Rose Daise, debatendo os temas acadêmicos sobre a obra: o espectro clínico da depressão, o suicídio e sua dimensão psicológica.

O suicídio vem crescendo muito entre jovens e adultos e a principal causa é a depressão. Médicos e acadêmicos de medicina estão entre as categorias com maior registro desse tipo de morte. Cerca de 11 mil pessoas cometem suicídio no Brasil todos os anos e mais de 1 milhão de casos são registrados no mundo. Foi para tentar reduzir esses números alarmantes que o CVV (Centro de Valorização da Vida), o Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Psiquiatria criaram, em 2015, a campanha setembro amarelo.

Deixar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.