qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa propõe termo de mútua cooperação com MPE

Um termo de mútua cooperação técnica deverá ser firmado em breve entre o Sindmepa e o Ministério Público Estadual, com objetivo de se realizar, conjuntamente, visitas e fiscalização de serviços e instituições de saúde do sistema público. A ideia é promover a união de esforços para denunciar e encaminhar propostas para o poder público para correção de possíveis falhas que forem detectadas pelas instituições, explicou o diretor do Sindmepa, João Gouveia, que esteve hoje em visita ao MP.

Para discutir o assunto, ele reuniu-se com o Procurador Geral de Justiça, Marcos Antonio Ferreira Neves e a promotora de direitos constitucionais fundamentais de defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa, Suely Cruz, que aplaudiram a ideia. O procurador geral de justiça disse que a saúde é uma das principais bandeiras do MPE hoje no Estado, e que acha extremamente necessário o estreitamento de relações do órgão com o Sindicato dos Médicos.

O MPE está presente em quase todos os municípios paraenses com mais de 20 mil habitantes e está atento aos eventos que afetam a sáude da população nesses municípios, disse o procurador. O documento entregue ao MP será detalhado e complementado pelo órgão para se formalizar a assinatura do acordo.

AUDIÊNCIA

João Gouveia aproveitou a oportunidade para solicitar a realização de uma reunião ampla, com a participação dos demais órgãos envolvidos, para discutir a questão da atenção materno-infantil, com foco na atenção básica e na regulação do Estado, na tentativa de se encontrar soluções conjuntas para o problema do atendimento à criança no Estado.
“Não temos leitos pediátricos no Estado. E os médicos tem que fazer ‘a escolha de Sofia’. Tem que escolher entre quem vai viver e quem vai morrer”, comparou o médico, numa referência ao filme em que a mãe tem a opção de escolher somente um dos filhos para salvar do holocausto.

A promotora Suely Cruz disse que há uma carência generalizada na área da pediatria no Estado. Várias clínicas já fecharam e continuam fechando suas portas. A Policlínica Infantil de Nazaré e a Clínica Pediátrica do Pará fecharam suas portas; a Pio XVII está à venda e a Santa Terezinha está tentando se manter, relatou. Todos os problemas na área da saúde infantil, incluindo o problema da Santa casa, serão debatidos na sessão que será convocada pelo MP para julho.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que