qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa participa do XIX Congresso Médico Amazônico

Defesa profissional, síndrome de Burnout, Treinamento em gestão de tempo, Pejotização, risco jurídico e implicações foram os temas das palestras promovidas pelo Sindicato dos Médicos do Pará no domingo (24), segundo dia do XIX Congresso Médico Amazônico. O Sindmepa participa do Congresso com stand no Hangar, fazendo atendimentos a médicos e acadêmicos de medicina e oferecendo palestras com especialistas. Após as palestras foi feito sorteio de brindes entre os participantes. A Dalmass, que oferece cursos de pós-graduação em  parceria com o Sindmepa, também ofereceu brindes aos participantes.

Para o diretor Waldir Cardoso, “o Médico Amazônico é o principal evento científico médico da região amazônica. Congrega todas as especialidades médicas e outros profissionais de saúde. Então, se reveste de uma importância muito grande pra todo o meio científico da nossa região”. Ele ressaltou que para o Sindmepa é uma oportunidade de dar um apoio à sua realização, bem como se aproximar de médicos, pesquisadores e acadêmicos de medicina, “apresentando a nossa entidade e interagindo com todos esses profissionais”.

A diretora Helena Brígido, que também esteve no Hangar, destacou que “é uma oportunidade de falarmos de assuntos diversos que nem sempre os acadêmicos de medicina e da área da saúde e médicos estão acostumados, porque trabalham muito com as especialidades”.

A síndrome de Bournout e a parte jurídica foram temas ressaltados pela médica. “Vamos falar da síndrome de Bournout, que é um mal que existe já há bastante tempo, mas que só agora que nós sabemos, de fato, o quanto ela influencia pelos estudos feitos, inclusive até em casos de suicídio”. Quanto à defesa jurídica, Helena destacou a necessidade do médico atentar também ao acolhimento e à forma de tratar o paciente. “A gente precisa pensar em prevenção e acolhimento ao paciente e à família”, disse.

 

Ao todo, mais de 200 pessoas – entre médicos, acadêmicos e profissionais de outras áreas da saúde – participaram das palestras do Sindmepa. Ao final das mesas, foram sorteados livros e agendas entre os participantes. A Dalmass sorteou um kit completo com mochila e agenda. Helena Brígido, Verônica Costa, Waldir Cardoso e Emanoel Resque foram os médicos que presidiram as mesas de debates promovidos pelo Sindmepa. O XIX Congresso Médico Amazônico contou com a presença de mais de 2.500 profissionais inscritos, além de palestrantes e ouvintes.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que