Afiliado a:

Sindmepa Informa

CINETEATRO SINDMEPA

Na próxima quarta, um velho sonho nosso sai do papel: vamos inaugurar o Cineteatro Sindmepa. A sala, com capacidade para 97 pessoas, permite a projeção de filmes, realização de peças de teatro e vídeos conferências. Um mega investimento que abre mais uma porta à cultura em nossa cidade. Totalmente automatizado, o cineteatro é o único na região Norte que permite a um click o acesso a todos os seus recursos funcionais, podendo ser controlado com smartphone, tablete ou controle universal. O filme “Olhos d´Água – Da Lanterna Mágica ao Cinematógrapho, de Eduardo Souza, vai inaugurar as projeções do Cineteatro. Conta um pouco da história da cinematografia na Amazônia e o diretor vai participar da inauguração da sala conosco. Será às 19h, no Sindmepa.

FARMÁCIA POPULAR

É lamentável a pretensão do governo federal de cancelar o financiamento da manutenção do programa Farmácia Popular no Brasil. A alegação é de que o investimento custa ao governo R$100 milhões por ano. Mais um corte de benefícios sem qualquer justificativa plausível que deixa desassistida uma gama enorme de usuários que dependem destes medicamentos gratuitos, ou com descontos, ofertados nas farmácias conveniadas. E o usuário do SUS continua pagando o pato.

FINANCIAMENTO

As novas regras publicadas pelo Ministério da Saúde relativas a financiamento e transferência de recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do SUS colocam em risco a aplicação e gestão dos recursos. Sem qualquer discussão com os órgãos de controle social, a portaria recém-publicada pode não garantir a prioridade de aplicação de verbas na atenção primária, onde se resolve 80% dos problemas da saúde de uma comunidade. Corre-se o sério risco de que os municípios passem a tratar somente a doença, em detrimento da saúde.

MORTES NO TRÂNSITO

Foi publicado na semana passada o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), criado pela Lei 13.614/18, cuja meta é reduzir pela metade o índice de mortalidade no trânsito até 2028. As metas anuais serão elaboradas por meio de consultas e audiências públicas em cada estado e Distrito Federal, sendo analisadas pelo Conselho Nacional de Trânsito e Departamento de Polícia Rodoviária Federal. Durante a Semana Nacional de Trânsito, que ocorre em setembro, serão divulgadas as metas e o balanço estatístico de 2017. Vamos participar e fiscalizar para que haja avanços.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Como todos sabem, o atendimento de urgência e emergência da unidade básica de saúde do Guamá, que dava apoio ao HPSM Humberto Maradei, foi descontinuado pela Sesma há algum tempo. Não seria o caso de retomá-lo agora com o fechamento do HPSM para reforma e ampliação?

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.