sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 27.05.2018

SALÁRIO MÍNIMO

Em estudo sobre os 78 anos do Salário Mínimo, completados este ano, o Dieese atestou que houve um ganho real de 76,57% em relação à inflação nos últimos 16 anos, período que o mínimo registrou as maiores altas. Infelizmente, diz o órgão, mesmo com todo este crescimento, o seu poder de compra ainda continua muito baixo. Para dar conta de todas as necessidades do trabalhador brasileiro e sua família, em março deste ano, o valor do SM atual deveria ser R$ 3.706,44, quase quatro vezes maior que o Salário Mínimo em vigor.

VIOLÊNCIA NO BRASIL

O relatório da Organização Mundial de Defesa dos Direitos Humanos critica a ausência de medidas que previnam e combatam a violência no Brasil, apontando o número de 59.080 homicídios no país somente em 2015. A violência já é a terceira maior causa de mortes entre nós, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares e câncer, e tornando-se caso de saúde pública. Só as vítimas de disparos de armas de fogo atendidas pelo SUS entre 2006 e 2015 chegaram a 379.915 vítimas, um investimento que poderia ter sido canalizado para programas que visam a saúde.

MÉDICO AMAZÔNICO

Médicos associados ao Sindmepa terão desconto de 50% na inscrição ao XIX Congresso Médico Amazônico. O evento acontece de 23 a 25 de junho próximo, no hangar, onde o Sindmepa estará com estande e coordenará um ciclo de palestras incluindo os temas Defesa profissional, Síndrome de Burnout e Implicações jurídicas na gestão da saúde. Cerca de 2 mil pessoas já estão inscritas e mais de 1300 trabalhos científicos foram submetidos.

MÉDICOS X REDES SOCIAIS

O CFM editou novas regras para exposição de médicos nas redes sociais. No whatsapp, por exemplo, a comunicação digital deve ficar restrita a grupos de médicos (registrados nos CRMs) e entre estes e seus pacientes, principalmente em casos mais urgentes. Fica proibida também a publicação de fotos do “antes e depois” de procedimentos nas redes sociais. A imagem do paciente somente pode ser divulgada com finalidade acadêmica e prévia autorização do paciente.

CINETEATRO

Na próxima terça, o cineteatro do Sindmepa apresenta o filme Corra! uma produção de 2017, do diretor americano Jordan Peele, que lhe rendeu o Oscar de melhor roteiro original em 2018. O Thriller discute o racismo de uma ótica inusitada, com cenas de tensão e terror. Aliás, na última terça um público seleto curtiu A Ghost Story, um sucesso de público e crítica que foi o recorde de público no cineteatro. As sessões acontecem sempre às terças-feiras, às 19 horas, com entrada gratuita. Fica na Boaventura, 999.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que