sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 27-04-2014

JORNADA NACIONAL

Foi realizada com sucesso, no auditório do Sindmepa, a IX Jornada Nacional de Debates do Dieese, que este ano teve como tema Desafios e Perspectivas das Negociações Salariais. Oito centrais sindicais participaram dos debates que ressaltaram a necessidade de preparação dos sindicalistas para o bom combate nas mesas de negociação. O técnico do Dieese-Pará, Everson Costa, fez a palestra principal e o diretor João Gouveia coordenou o debate como coordenador sindical do Dieese.

PARTO NORMAL OU CESÁREA

Qual o melhor tipo de parto para parturientes e bebês? Um debate a ser organizado pelo Sindmepa, CRM, SMCP e Sociedade da Especializada, pretende levantar as principais questões que envolvem a polêmica dos partos normais e cesareanos no Brasil. Serão convidadas entidades de saúde, gestores e sociedade civil em geral.

ENCONTRO DA FEMAM

Sindicatos membros da Federação Médica da Amazônia (Femam) se reuniram no Sindmepa, na última sexta, para discutir a organização do movimento nos próximos anos. Eleição dos membros da diretoria para o biênio 2014-2016, e representantes dos Sindicatos filiados à Femam para as eleições da Fenam foram temas em discussão. Também foram debatidos critérios e valor das contribuições dos sindicatos membros e aprovada a prestação de contas da entidade no exercício 2013 e os balancetes do primeiro trimestre de 2014. Além do Pará, representantes do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima participaram do encontro, que evidenciou a união da categoria no Norte do País.

PCCR DO MUNICÍPIO

O PCCR dos servidores da saúde do município foi tema de sessão especial da CMB nesta semana. A implantação do Plano seria a solução definitiva para distorções salariais e melhores condições de trabalho para os servidores da saúde em Belém, mas novamente vem se revelando um sonho inalcançável. O ex-prefeito ficou indignado com os salários dos médicos, mas depois de oito anos sua indignação passou. O atual gestor também ficou indignado, mas passados 16 meses de governo, a indignação também já está passando. Bom, marcamos mais uma reunião para o dia 6. Vamos ver o que acontece.

RISCO IMINENTE

A Superlotação da nova maternidade Almir Gabriel, da Santa Casa, vem provocando previsões sombrias sobre novas mortes de bebês no hospital. Médicos que atuam na instituição relatam a superlotação da UTI Neo, com bebês recebendo tratamento intensivo na sala de parto por falta de vaga na UTI. Não há regulação nos municípios e os RN continuam chegando sem controle. Aliado a isso, médicos estão adoecendo pelo excesso de trabalho e a direção ainda quer reduzir pediatras de plantão na sala de parto. Fica o alerta às autoridades e quanto aos pediatras, já estamos estudando medidas judiciais cabíveis.

JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE

Antiga bandeira de luta do Sindmepa, a criação de um comitê técnico para subsidiar o judiciário nas decisões sobre temas de saúde atendendo aos anseios do cidadão e da sociedade, racionalizando custos do SUS, tudo baseado em evidências científicas, foi finalmente criado. O Cirads – Comitê Interinstitucional de Resolução Administrativa de Demandas da Saúde, foi composto por nove instituições. Resta saber quem vai bancar os honorários dos profissionais de saúde para emissão de pareceres técnicos para dirimir dúvidas?!

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que