qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 26.11.2013

SINDMEPA NO CES

A pedido do Sindmepa, o Conselho Estadual de Saúde aprovou para o dia 27 de novembro a realização de audiência pública para discutir a violência no trânsito e seus impactos na área da saúde. Será às 9h, na sede da Alepa. No mesmo dia, à tarde, em mais uma proposição do Sindmepa, o CES discute em reunião extraordinária, a importância e a necessidade de saneamento básico e os serviços públicos oferecidos pelos órgãos responsáveis no Estado.

ELEIÇÕES CES

Por falar em CES, durante as eleições do novo Conselho, na última sexta, a tese do Sindmepa era de qualificar os debates e não excluir entidades. O que, infelizmente, não aconteceu. O Sindsaúde ficou com quatro vagas (titular/ suplente), o Coren com uma vaga (titular / Suplente), o Senpa com uma (titular/ suplente), e o Sindmepa com uma vaga de titular, abrindo mão da suplência para o sindicato dos odontólogos. Tendo sido excluído o valoroso Sintprevs (representante dos servidores federais). Lamentável.

BARROS BARRETO

Em visita ao Hospital Barros Barreto, reafirmamos nossa posição em defesa de concurso público, regime estatutário com condições de trabalho, remuneração digna e PCCR para instituições de saúde. A gestão por meio da Ebserh, empresa vinculada ao MEC para gerenciar hospitais universitários, é mais uma forma de gestão terceirizada, menos nociva que as OS, pois promove concurso público e contratação pelo regime celetista, mas não a forma ideal de gestão.

NA MIRA DO MP

Em reunião realizada na quinta-feira, 21, o Ministério Público Estadual anunciou abertura de inquérito civil para exigir que o Estado e os municípios paraenses cumpram o previsto na legislação e implantem o PCCR da área da saúde. Representantes do governo estadual presentes à reunião – inclusive o secretário, Helio Franco – informaram que será marcado um encontro, em breve, com sindicatos interessados e órgãos governamentais para se criar uma comissão com membros do governo e de sindicatos e se aprofundar o assunto com acompanhamento do MP. A reunião foi com a promotora da 7ª Promotoria de Justiça, Maria da Penha.

SAÚDE DO TRABALHADOR

A Comissão intersetorial em saúde do Trabalhador – CIST, promoveu em parceria com o Sindmepa, a palestra Vigilância na Saúde do trabalhador com o objetivo de socializar os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo 1º mestrado em vigilância da saúde do trabalhador no Brasil. A palestra foi ministrada pelas mestrandas Carmem Machado (MT), Cinthia Brasil (RO) e Elaine Silva (PA), na sede do Sindmepa, e reuniu sindicatos, federações, sociedade acadêmica e instituições públicas. Um achado para os debates sobre saúde do trabalhador.

CONFERÊNCIA

Seis delegados do Sindmepa de Santarém participaram na última sexta da Conferência Municipal de Saúde. O Sindmepa foi eleito durante a conferência como membro do Conselho Municipal de Saúde local. O controle social na área da saúde é uma das formas mais eficazes de sucesso na gestão dos recursos, daí nosso empenho e entusiasmo em participarmos de conselhos municipais de Saúde. Nosso diretor Waldir Cardoso esteve presente durante toda a Conferência apoiando o trabalho dos médicos sindicalistas santarenos. Sucesso e bom trabalho aos colegas.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que