qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 18.11.2018

FALTA INVESTIMENTO

Levantamento do CFM aponta que os gastos per capita do Brasil com a saúde são de R$ 3,48 ao dia. Os dados, além de indicarem uma defasagem nos investimentos em saúde no País em relação à inflação do período, mostraram que o Pará foi o estado que teve o menor gasto médio per capita com saúde no ano passado, com o valor de R$ 703,67. E para completar, a capital paraense ficou em quarto lugar no ranking das capitais com menos investimentos. Uma triste realidade.

MAIS MÉDICOS

Como é de conhecimento de todos, o Sindmepa sempre se posicionou contrário ao programa Mais Médicos pela forma como foi implementado. Reafirmamos a imperiosa necessidade do Revalida e de concurso público para a carreira de estado, já prometido pelo futuro governo federal, e também estadual, única forma atrativa de fixar médicos no interior. Entendemos que as reclamações alarmantes dos atuais prefeitos dizem respeito ao aumento das despesas para as prefeituras frente à ausência da carreira de estado.

DIETAS DA MODA

As mais variadas dietas da moda que vem sendo utilizadas, tais como: sem glúten, dieta Dukan, comida crua, tipo sanguíneo, papinha, entre outras, possuem enormes riscos à saúde. Nenhuma delas é recomendada sem orientação médica. O grande risco delas são as deficiências de vitaminas e minerais, episódios de compulsão alimentar e o aparecimento de doenças. Qualquer restrição alimentar deve ser comprovada e orientada por profissional médico.

HEMODIÁLISE

Não adianta só aumentar o número de máquinas de hemodiálise para dar conta do atendimento aos renais crônicos no Pará. É preciso, principalmente, ampliar o atendimento na atenção básica destes, com foco no controle da hipertensão arterial e diabetes, que são as duas principais doenças que levam ao renal crônico, além de aumentar o número de transplantes renais. Senão a conta não fecha. Sem falar na falta de especialistas na rede e no número de pacientes que ficam internados ocupando leitos para não perder a vaga, quando poderiam ficar em suas residências e fazer hemodiálise ambulatorial.

RECEITAS

Agora é lei. Foi publicada na sexta-feira, 09, no Diário Oficial da União, a lei que dá validade nacional às receitas de medicamentos, inclusive aqueles que são controlados. É uma lei bem-vinda, já que vai facilitar a vida de pacientes, principalmente aqueles em tratamento que precisam viajar ou se consultar em outros estados.

CINEMA

Quem gosta da mistura de cinema e música, não pode perder a próxima sessão do Cineteatro Sindmepa que exibirá o filme “Whiplash: Nos Limites” (2015). O longa conta a história de um baterista de Jazz e seu professor perfeccionista que utiliza métodos rigorosos em busca da perfeição. A sessão será na próxima terça-feira (20), às 19h, no auditório de cinema e teatro do Sindmepa.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que