Afiliado a:

Sindmepa Informa – 16.06.2013

NÚCLEO ACADÊMICO

O Sindmepa já começou a formatar o seu Núcleo Acadêmico, pensado para intermediar a relação entre o sindicalismo médico e as ações dos acadêmicos de medicina. Para prestigiar o Núcleo, chega a Belém amanhã, Willian Adamis, presidente do Núcleo Acadêmico do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul, que fará palestra sobre a atuação e atividades do Simers. Estudantes e médicos já estão sendo convocados para apoiar a nova empreitada do sindicalismo médico paraense.

DESTEMPERO

Já formalizamos à Alepa pedido das notas taquigráficas e as gravações de imagem e áudio do discurso do secretário de Saúde, Hélio Franco, durante a audiência pública realizada pela Alepa que servirão como base para sua interpelação pelo sindicato. Hélio terá que provar alegações caluniosas levantadas na audiência contra sindicalistas e servidores públicos. Lamentamos a sua conduta enquanto secretário e a forma desrespeitosa com que tratou colegas de profissão, MP e entidades de classe, rasgando bandeiras de luta de um entidade que aliás, presidiu, e de onde saiu para a vida pública.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Aliás, na audiência pública da Alepa, o secretário admitiu que o governo vem discutindo a “melhor forma” de gestão da Nova Santa Casa, usando mais uma vez um sofisma para mascarar a verdade sobre a privatização do hospital. Se a Santa Casa é o hospital mais caro do Estado, está provado que temos aí um problema de gestão. O Sindmepa participou da sessão e defendeu entre os encaminhamentos que a audiência mantenha posição contra a privatização da Santa Casa.

SESSÃO ESPECIAL REVALIDA

A sessão especial da CMB que discutiu a vinda de médicos com diplomas do exterior para o Brasil, sem a devida revalidação já teve um desdobramento nesta semana: o deputado federal Luis Henrique Mandetta (DEM/MS) veio a Belém participar de uma reunião sobre políticas públicas na área da saúde e aproveitou para discutir o Revalida com parlamentares locais. Na Alepa, disse que pensa em lançar um voto de repúdio ao ministro Alexandre Padilha. Vereadores da área médica e a representação do Sindmepa participaram da visita do deputado à presidência da Alepa.

AUDIÊNCIA IDESMA

Ficou marcada para o próximo dia 29 nova audiência de conciliação do Sindmepa com o Idesma na ação coletiva de trabalho movida pelo não pagamento de indenizações a médicos que atendiam no Metropolitano. Na última audiência, no dia 10, a empresa garantiu estar prestes a fechar um acordo com o Estado para receber um saldo do contrato que daria para pagar os débitos. Na nova data, a juíza do trabalho deve dar o seu veredicto ao Idesma, que acreditamos seja o bloqueio de contas bancárias da empresa para garantir os pagamentos. Mais uma vez correndo atrás dos prejuízos de uma OS e o governo do Estado conivente com este desrespeito.

CONGRESSO MÉDICO AMAZÔNICO

A Sociedade Médico-Cirúrgica lança, no próximo dia 20, o XVII Congresso Médico Amazônico, que deve trazer a Belém cerca de 5.000 médicos. Programado para agosto de 2014, o Congresso terá como tema a evolução da medicina na Amazônia, desde o médico Camillo Salgado, considerado o primeiro presidente da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, até a medicina que é praticada hoje, com toda a evolução tecnológica que a região tem vivenciado.

 

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.