qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 12-01-2013

AINDA O BRINCANDO DE MÉDICOS

Vendo que o programa “Brincando de Médicos” não está dando os resultados esperados, o governo federal agora investe pesado na propaganda enganosa do atendimento de urgência/emergência via UPAs. Na verdade, outro fracassado programa, com unidades sucateadas pela falta de infraestrutura e de remuneração digna dos profissionais que vendem sua saúde nessas espeluncas. A categoria médica vai saber dar sua resposta nas urnas pela satanização que sofreu pelo governo federal em 2014.

ALAGAMENTO

Mais uma vez o HPSM da 14 de março foi vítima de alagamento por conta das fortes chuvas que caem nesta época do ano. Fruto do descaso de gestores por anos a fio, a falta de estrutura do hospital fica mais acentuada nesses momentos de crise, agravando ainda mais os problemas de saúde dos pacientes ali internados. Como sempre, quem acaba pagando o pato é o pobre, que depende do SUS quando precisa de cuidados com a saúde.

HOSPITAL GALILEU

A Sespa arrendou um Hospital privado, com aluguel mensal de 120 mil. O local levou dois anos para ser reformado, com gastos expressivos, e agora o Hospital Galileu será entregue a uma OS, confirmando tudo o que o Sindmepa denunciou, há um ano, no Conselho Estadual de Saúde e que foi sempre negado pela Sespa. Só falta privatizar a Sespa. Quem sabe a competência que defendem da privatização não se instale por lá também!

ENSINO MÉDICO

O Brasil conta hoje com 215 escolas médicas ficando em 1º lugar no mundo em número de escolas de medicina, ultrapassando a China nesse quesito, com seus mais de 3 bilhões de habitantes, e tornando-se, proporcionalmente, o País com o maior número de médicos no mundo. Apesar disso, o governo continua a trazer médicos “paliativos” de outros países. Praticando medicina de segunda para “cidadãos de segunda” do SUS. Qualidade nem pensar.

PROVAB/MAIS MÉDICOS

Médicos brasileiros, ou com diploma revalidado no Brasil, participantes do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab) poderão migrar para o Mais Médicos, inclusive permanecer no mesmo município em que trabalham, bastando para isso estar em dia com todas as atividades de ensino e serviço, incluindo a frequência obrigatória na pós-graduação e ficando submetido à nova legislação. O período para manifestação de interesse na transferência é entre 2 e 4 de fevereiro. Pelo menos é uma forma de diminuir a substituição que as prefeituras vêm fazendo de médicos brasileiros por estrangeiros, deixando-os desempregados.

DESEMPREGO

Aliás, essa substituição irregular de médicos pelo pessoal oriundo do Mais Médicos já era prevista por nós e vem gerando um grave problema de desemprego de médicos brasileiros. Enquanto isso, o governo federal fecha os olhos a esta prática teoricamente proibida pelo programa. O Sindmepa tem recebido denúncias e as encaminhado ao MPT, MPE MPF, pois o governo dos Trabalhadores cria um programa para dar mercado de trabalho a supostos “médicos estrangeiros”, com melhor remuneração, desempregando médicos brasileiros. Sui gêneris.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que