qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 11-05-2014

RELATÓRIO URGÊNCIAS

Será na próxima sexta-feira, no Sindmepa, a apresentação do relatório da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal sobre a situação dos hospitais de urgências médicas do SUS, entre eles os hospitais da 14 de Março e do Guamá, em Belém. O relatório foi elaborado pelo Grupo de Trabalho que teve como coordenador o deputado paraense Arnaldo Jordy. A comissão realizou visitas aos principais hospitais de urgência e emergência do país e Belém será a primeira capital a discutir o relatório e propor medidas para melhorar essa área da saúde no Brasil.

DESPERDÍCIO

Salvaterra recebeu duas intercambistas cubanas. Elas estão há dois meses cumprindo expediente administrativo na Secretaria de Saúde sem atender a população. O Ministério da Saúde ainda não providenciou o registro que as autoriza a atender pacientes.

SOBRECARGA

Empresa de consultoria contratada pela Sespa para dimensionar a necessidade de pessoal no Hospital Regional de Tucuruí estimou a necessidade de 119 médicos, sendo, por exemplo, 19 anestesistas, sete neurologistas, 11 obstetras e 11 cirurgiões gerais. No entanto, no momento, o HTR não tem neurologista em seu quadro e funciona com a metade do número de médicos estimados. Ou seja, hoje, cada médico do HRT trabalha por dois, mas recebe por um…

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

No próximo dia 16, o CRM/Pará, em parceria com a Sesma, realiza, das 9h às 17h, sem intervalo para o almoço, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacina será oferecida, exclusivamente, para os profissionais médicos. Os interessados devem procurar a sede do CRM-PA munidos de documentos de identificação.

MAIS UMA/PRÓ-SAÚDE

Conforme antecipamos na coluna, a Pró-Saúde “venceu” novamente a “concorrência” e passa agora a administrar o Hospital Regional do Baixo Amazonas, localizado em Santarém. Com orçamento de R$ 7.877.000,00 mensais a associação beneficente tirou do páreo o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano – INDSH, que segundo dizem é apenas uma filial da Pró-Saúde e como compensação, ganhou o Hospital regional público de integração do leste do Pará, em Paragominas (ação entre amigos).

AUDIÊNCIA PÚBLICA SANTARÉM

E por falar em Santarém, será no próximo dia 15, a partir das 8h30, no município, a audiência pública realizada pelo Ministério Público do Estado para discutir a “Centralização da gestão pública hospitalar no Pólo Santarém”. A audiência acontece no Espaço Theatro Vitória e contará com a presença de diversas entidades e órgãos ligados à saúde do Estado, inclusive o Sindmepa, que será representado pelo diretor Waldir Cardoso. Todos a postos.

GREVE UEPA

Estudantes de Medicina da UEPA vão paralisar atividades no próximo dia 13 exigindo mais qualidade no ensino de saúde. A concentração é às 9h, na Santa Casa, com destino à Sespa. A qualificação do ensino médico é uma das bandeiras de luta do Sindmepa e os acadêmicos da Uepa podem contar conosco.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que