qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 09.07.2017

CONSÓRCIO

Foi grande a movimentação no Sindmepa, na noite da última quarta-feira, para o lançamento do consórcio de carro que vai oferecer vantagens para a formação de um grupo local, com preços e tempo diferenciado, prioritariamente formado por médicos e dependentes. Uma parceria Rodobens-Cave-Sindmepa, o consórcio tem prazo de 48 meses e várias vantagens. Não tem fundo de reserva, taxa de inscrição e ainda permite o parcelamento do lance em até quatro vezes.

REUNIÃO MP

A diretoria do Sindmepa foi recebida em audiência esta semana com o novo Procurador-Geral de Justiça de estado, Gilberto Valente Martins e, na ocasião, solicitou a abertura de um diálogo maior para avançarmos no diagnóstico dos gargalos da saúde pública paraense. Entre as preocupações apontadas pela diretoria estão a melhoria da atenção básica nos municípios, criação do plano de cargos e carreiras dos funcionários da saúde e maior mediação do MPE na defesa das causas coletivas.

GT DA SAÚDE

O novo procurador anunciou que entre as propostas de sua gestão está a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para discutir problemas da saúde locais, com a participação de promotores da capital e interior do estado. A primeira reunião do grupo deve acontecer em agosto. A ideia é traçar um plano de políticas de atuação junto às prefeituras, com fiscalização e elaboração de metas a serem cumpridas. O Sindmepa será chamado para opinar nas ações.

DESCOBRIU A PÓLVORA

A Sespa precisou contratar uma consultoria especializada – sabe-se lá a que custo – para dizer aquilo que o Sindmepa vem há anos alardeando: não adianta só investir na construção de novos hospitais, transporte aéreo, equipamentos de última geração, e coisa parecida, sem investir na Atenção Básica. Se tivermos Atenção Básica resolutiva, 80% dos casos que lotam os hospitais seriam resolvidos com controle nos postos de saúde. Agora que o consultor falou, o estado vai priorizar a AB no seu plano de ação para os próximos anos e colocar em prática o PPCR da saúde, outra luta de mais de 20 anos do Sindmepa.

OS SANTARÉM

Todo nosso apoio à “Carta aberta de esclarecimento” divulgada pelo Conselho Municipal de Saúde de Santarém, contra a aprovação, na surdina, do projeto de lei do Executivo Municipal que permite a contratação de Organização Social para administrar a UPA e o Hospital Municipal de Santarém. Sem ouvir as entidades interessadas e órgãos de controle social, a Câmara de Santarém aprovou o projeto ignorando o papel do Conselho como co-gestor do Sistema Único de Saúde no município. Nosso repúdio a atitudes como essa, que só trazem mais prejuízos à saúde da população.

TÁTICA MANDRAKE

A gestão da UPA 3, de Ananindeua, vem adotando uma “tática Mandrake” para justificar a redução de equipes médicas nas unidades. No relatório de produção médica de junho de 2017, divulgado esta semana, consta a realização de 9.000 atendimentos no mês, referente ao mês de junho. Só que a produção real, demonstrada pelos relatórios individuais, é de 14.000 atendimentos. Vale lembrar que as equipes já trabalham desfalcadas atendendo com dois médicos nos finais de semana devido a escalas “esburacadas”. O jurídico do Sindmepa já estuda ações para entrar no caso.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que