abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 08-06-2014

AGE CEHM

A falta de Contratualização, de reajustes, existência de glosas injustificadas e interferência na autonomia médica pelas operadoras de planos de saúde são assuntos que estarão em debate no Sindmepa, na próxima quarta, 11, na Assembleia Geral convocada pela Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM). A comissão é constituída por representantes do Sindmepa, Sociedade Médico-Cirúrgica e Conselho Regional de Medicina e foi reativada na semana passada. Esperamos a ativa participação dos representantes das sociedades e cooperativas de especialidades e colegas em geral na AGE de quarta-feira, às 19h.

REFORMA URGENTE

O Hospital Municipal Almir Gabriel, em Salvaterra, precisa de urgente reforma. Infiltrações, goteiras e paredes rachadas colocam em risco trabalhadores e pacientes. Materiais e equipamentos permanentes também precisam ser trocados ou adquiridos, como um aparelho de ECG e Ultrassom. Lacen leva, no mínimo, dois meses para entregar resultados de exame de PCCU realizados naquela unidade. Uma vergonha.

CONTRATO DE BOCA

Médicos da UPA de Tucuruí não têm contrato regular de trabalho. A empresa terceirizada paga os médicos depositando o valor do plantão diretamente na conta bancária. Se o profissional adoecer, fica sem receber. Não tem férias, FGTS, décimo terceiro e não pode adoecer. Pior que isso só os escravos cubanos…

NOVO GOLPE NO SISBEL

O grupo da situação que se perpetua na direção do Sisbel, com muitas explicações a dar aos servidores públicos municipais, está apavorado com eleições e possibilidade de auditoria para mostrar os seus podres, e foi ao Judiciário para barrar a eleição no Sindicato. As eleições foram remarcadas para daqui a 60 dias, com a indicação de uma nova comissão eleitoral e foi prorrogado o mandato da atual diretoria. Funcionários públicos municipais devem estar atentos pois vem aí nova tentativa de golpe vem aí. Além do Sindmepa, outros cinco sindicatos apoiam a chapa 2 de oposição à nova diretoria: Soepa, Sinfar, Senpa, Sintesp e Sindsaúde.

VACINAÇÃO NO SINDMEPA: UM SUCESSO

Um total de 215 pessoas foram imunizadas contra a gripe influenza no auditório do Sindmepa em dois dias de campanha, em parceria com a Sesma. Foram vacinados médicos, não médicos e pessoas da comunidade incluídas na situação de risco para o vírus H1N1. A iniciativa do Sindmepa fez parte do esforço coletivo de prevenir contra a doença e atingir a meta de vacinação traçada para Belém de imunizar 308.321 pessoas. A Sesma cedeu a vacina e duas profissionais para ministrar o medicamento. O Sindmepa disponibilizou o auditório e convocou a comunidade para se vacinar. A ação foi um sucesso.

GUERRA NO TRÂNSITO

A violência no trânsito, com ênfase nos acidentes de motos, continua sem controle e parece que tão cedo não vai mudar, pois não se vê na prática nenhuma atitude das autoridades para a sua prevenção. Isto repercute nos gastos elevados na recuperação da saúde dos acidentados, geralmente gravíssimos, e nos custos da previdência no pagamento da aposentadoria dos jovens inválidos que deixam o mercado de trabalho.