qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 05.11.2017

NATAL SOLIDÁRIO

O Sindmepa integra a campanha “Amor e solidariedade transformam vidas”, que visa arrecadar brinquedos e alimentos não perecíveis para famílias ribeirinhas vítimas de escalpelamento. Comandada pela Coordenação Estadual de Mobilização Social (CEMS), em conjunto com a Comissão estadual de enfrentamento aos acidentes de motor com escalpelamento (CEEAE), a campanha busca aliviar os problemas e sequelas deixadas nas pessoas que passaram por esse tipo de trauma nos rios do Pará.

JORDY

Deputado federal Arnaldo Jordy, em linha direta com o Sindmepa, denuncia a falta de médico pediatra na unidade de Saúde do Benguí e a existência de goteiras na sala de coleta de exames da unidade de saúde do Sideral. O assunto será levado para o conhecimento, e solicitação de providências, ao titular da Sesma em reunião de amanhã que acontece entre o Sindmepa e a Secretaria, às 9h.

TETO CONSTITUCIONAL

A mudança do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a incidência do teto salarial para servidores que podem acumular cargos efetivos, favorece servidores da área da saúde e da educação, que podem acumular cargos efetivos. Agora, o novo entendimento é de que o cálculo vale para cada salário isoladamente, e não sobre a soma das remunerações. O argumento que convenceu os ministros do Supremo foi de que um servidor não pode ficar sem receber remuneração total pelo serviço prestado, se a própria Constituição autoriza a acumulação lícita dos cargos. Parece justo, né.

ADEUS AO ZUZA

Foi-se na tarde do sábado passado, 28, o grande amigo e fundador do Sindmepa, Claudio José Dias Klautau. Médico e professor de biomedicina da Universidade Federal do Pará, Zuza Klautau como era conhecido no meio médico, foi o primeiro presidente do Sindmepa, indicado pelos colegas quando da elevação da categoria de Associação para Sindicato. Militou durou anos na luta em defesa da medicina com ética e seriedade. Também foi presidente do CRM Pará, onde marcou pelo profissionalismo e justiça. Zuza foi homenageado ainda em vida pelo Sindmepa, que deu seu nome ao principal auditório do prédio-sede. Deixa saudades e um legado de honradez e lealdade a todos os que conviveram com ele. Daqui, nosso abraço à família do Zuza.

PREVENÇÃO

O mês de novembro chega com duas campanhas de prevenção que têm o apoio do Sindmepa. O Novembro Azul, que serve tanto para alertar sobre os riscos de câncer de próstata, quanto para incentivar a prevenção ao diabetes. Sobre o câncer de próstata – segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, sabe-se que mais de 61 mil homens são diagnosticados com a doença a cada ano. Quanto ao diabetes as notícias também não são favoráveis. Um total de 340 mil novos casos foram diagnosticados no ano passado, no Pará. O Mutirão do Diabetes será lançado neste domingo, na praça da República.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que