sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 03.11.2013

CONFERÊNCIA DE SAÚDE

O Sindmepa participou ativamente da 10ª Conferência Estadual de Saúde, em Ananindeua, que decorreu em clima de tranquilidade. Em sua plenária final, foram deliberados vários assuntos de interesse da sociedade e que servirão de norte aos próximos passos por uma saúde de melhor qualidade. Debatemos na mesa “Atenção primária à saúde, com ênfase no financiamento” e “Ampliar o controle social no SUS”, dando nossas contribuições para mudarmos o cenário de caos em que se encontra a saúde em Belém e em todo o Estado do Pará.

REUNIÃO MPE/RH

Uma reunião histórica realizada pelo Ministério Público Estadual e representantes de trabalhadores da saúde do Estado, marcou o início de conversações para a implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração na área da saúde no Estado do Pará, uma luta que já passa de 20 anos. No Norte, só o Pará e Roraima não tem PCCR. Uma vergonha.

SEIS MINUTOS

A julgar pelas informações do prefeito do município de Pacajá, na Transamazônica, médicos do Mais Médicos levam seis minutos para atender um paciente no município. Segundo o prefeito, dois médicos do programa atendem a 80 pessoas por dia, o que resulta em 10 pacientes por hora, ou seja, seis minutos por cada paciente, considerando-se que os médicos trabalham num regime de oito horas. Dá para fazer um diagnóstico em tão curto espaço de tempo?

REVALIDA RESULTADO

Porque será que o governo não deu a devida divulgação ao resultado da 1ª fase do Revalida, publicado na página oficial do Inep? Simples: porque o número de aprovados na prova não chegou a 10% dos candidatos que se submeteram ao teste. Especula-se que os médicos que entraram no Mais Médicos são os mesmos que não passaram na prova. Fazer prova pra quê?

REAJUSTE CBHPM

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou a nova tabela de honorários médicos (CBHPM). Os novos valores já estão valendo desde 18 de outubro, podendo ser adotados como referencial nos custos operacionais e nas valorações dos portes médicos. Foi adotado o índice de 5,69% apurado pelo INPC/IBGE. Pela nova tabela, a consulta passa a custar R$ 71,68. Os novos valores devem ser adotados como referência nas negociações entre médicos, prestadores de serviços e operadores de planos de saúde.

ESCALPELADOS

Na próxima terça, 5, o Sindmepa oferecerá um café da manhã para a imprensa e dirigentes de entidades para divulgação da Campanha Nacional de Combate ao Escalpelamento. Em média, 12 pessoas sofrem este tipo de acidente ao ano. Por este motivo, a Campanha visa prevenir e orientar os passageiros para os riscos de se viajar em embarcações com motor desprotegido. Durante o evento serão apresentados e distribuídos à imprensa as peças da Campanha, como vídeo, cartazes e gibis educativos, que tem a atriz Dira Paes como madrinha.

LIMINAR

A Justiça concedeu liminar suspendendo os efeitos das eleições dos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de Belém. A liminar aponta irregularidades na indicação do Sisbel como representante dos trabalhadores da saúde no Conselho.

 

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que