sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 02.12.2018

DOENÇAS CRÔNICAS

Gestores e profissionais de saúde devem estar atentos sobre a necessidade de incorporação nas práticas de saúde pública, em especial na atenção básica, do tema Prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. Responsáveis por 74% das mortes ocorridas no Brasil em 2012, as DCNT – hipertensão arterial, diabetes, cânceres e doenças respiratórias crônicas – ainda não contam com uma estratégia de combate bem definida no País.

DESCONTOS ABUSIVOS

Solicitamos audiência à Sespa e à Sead, esta semana, para tratarmos da questão do desconto em contracheques de médicos de hospitais públicos do estado. A maioria deles atua na Santa Casa e ali os descontos foram de duas ordens: plantões extras e a gratificação de alta complexidade. Teve médico com até dez plantões extras descontados, com impacto incalculável no orçamento de dezembro. Estamos aguardando a posição das secretarias responsáveis para discutirmos o que fazer. Não está descartado a entrega de plantões extras e cargos de chefia nesses estabelecimentos.

SUPLEMENTOS

O uso indiscriminado de suplementos alimentares em academias preocupa pelos efeitos colaterais e doenças que provocam. Segundo recomendação dos profissionais de saúde, o suplemento alimentar só deve ser usado caso exista alguma deficiência por falta de um elemento essencial que não possa ser ingerido na alimentação cotidiana. Ele deve ser solicitado por um médico, com base no histórico do paciente e exames realizados para detectar a deficiência. Seu uso aleatório pode resultar em interações perigosas com outros medicamentos ou produzir mudanças das condições de saúde prévias do indivíduo, o que pode até levá-lo à morte.

DEMOGRAFIA MÉDICA

Aproximadamente 40% das vagas de Residência Médica (RM) no Brasil estão concentradas em quatro especialidades: clínica médica, pediatria, cirurgia geral, e ginecologia e obstetrícia. A Demografia Médica 2018, realizada com apoio do CFM e Cremesp, aponta ainda que outras especialidades, como cardiologia, seguem uma tendência inversa, o que é preocupante, visto que os problemas cardiológicos estão entre os que mais causam mortes no Brasil. Os números mostram que os cardiologistas representam 4,1% do total de especialistas no País e 3,1% do total de médicos residentes em 2017.

CINEMA

Nesta terça-feira, 4, o Cineteatro Sindmepa exibirá o filme Vestígios do Dia. O longa-metragem considerado um dos melhores em drama e romance de 1994, retrata a história de um homem que depois de passar anos trabalhando como mordomo e sacrificar sua vida pessoal, decide fazer uma viagem de carro pela Inglaterra em direção ao mar. O filme, que abre as sessões de dezembro, é uma adaptação do livro de Kazuo Ishiguro. As sessões são sempre às 19h, com entrada franca.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que