sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindicato defende auditoria na Saúde

Os dados oficiais indicam que a saúde pública no Pará é uma das piores do Brasil. Em meio ao interminável debate sobre a saúde pública no Pará, envolvendo o Governo do Estado de um lado e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de outro, a população segue enfrentando o calvário diário da falta de atendimento médico adequado e das precárias instalações hospitalares.

Para esclarecer os fatos, a Comissão de Educação, Cultura e Saúde da Assembleia Legislativa (AL) espera receber informações sobre o investimento de R$ 1,5 bilhão na área, conforme foi anunciado durante a semana em matéria publicada pela agência de notícias do governador Simão Jatene. A reunião dos deputados está prevista para a próxima quarta-feira, dia 19.

Por outro lado, o Sindicato dos Médicos do Estado do Pará (Sindmepa) recomenda auditoria com apoio do Ministério Público a fim de confirmar a aplicação efetiva do investimento.

O deputado Carlos Bordalo (PT) diz que, dependendo do posicionamento do Governo do Estado nesse encontro, a bancada assinará o pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) proposta esta semana pelo psolista Edmilson Rodrigues para investigar a administração da organização social Pró-Saúde, que detém quatro hospitais regionais -Marabá, Altamira, Santarém e Ananindeua (Metropolitano).

Como o requerimento já tem nove assinaturas e a AL conta com nove deputados petistas, o contingente pode ser suficiente para viabilizar a investigação, cujo pedido de abertura requer no mínimo 14 assinaturas. “Não estamos dizendo que o Governo do Estado não investiu os R$ 1,5 bilhão, mas queremos saber onde e de que forma, porque melhora, de verdade, parece não haver, e isso é a população que diz”, afirma Bordalo.

O IBGE garante que é um percentual menor, o Governo diz que o valor é maior. “Tem alguém errado nessa história”, aponta Bordalo. “Houve uma solicitação nossa junto à bancada governista de informações sobre esses investimentos e foi acordado com líder de Governo, José Megale (PSDB), que esses dados seriam apresentados na reunião de quarta-feira.

O diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia, defende uma auditoria nas contas da saúde pública estadual, já que se tratam de duas fontes oficiais com dados bastante contraditórios. “É lei, o Estado tem que investir pelo menos 12% do seu orçamento em Saúde Pública. Se investiram 13% ou mais, eu não posso dizer, mas se o IBGE diz que investiu 9,1%, e a maioria em Atenção Básica, cabe uma apuração mais minuciosa. Aquele programa, Presença Viva, que a gente chama de Presença ‘Morta’, é eleitoreiro, cujo contrato foi feito sem licitação, e para prestar serviços de Atenção Básica. O Estado não presta serviço de saúde, ele coordena, fiscaliza”, avalia Gouveia, referindo-se ao programa ligado ao Pro-Paz, que utiliza unidades móveis para oferecer, no interior, exames, controle de tuberculose, confecção de óculos e etc.

“O Ministério Público, tanto Estadual quanto o Federal, assim como a AL, que fiscaliza o cumprimento das leis, poderiam se unir em uma apuração mais rígida para verificar o destino desses investimentos”, lamenta Gouveia. Em nota, o Governo informou que os números da Pesquisa “não correspondem à realidade” e que aplicou em ações e serviços públicos de saúde, em 2013, total de 13,54% da receita líquida de impostos. “Não apenas cumpriu, como também ultrapassou o percentual obrigatório de 12%, fixado pela Lei Complementar nº 141/2012, que regulamenta o terceiro parágrafo do art. 198 da Constituição Federal”, informou.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que