sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

mar 29, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

SBP: É preciso juntar forças contra a mortalidade infantil

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou na última segunda-feira (16) nota pública em que pede o empenho das autoridades sanitárias no enfrentamento das reais causas para o aumento da taxa de mortalidade infantil no Brasil. Pela primeira vez desde 1990, o indicador voltou a subir, atingindo 14 óbitos infantis a cada mil nascimentos, o que representa um aumento de quase 5% sobre o ano anterior, retomando índices similares aos dos anos 2013 e 2014. O Sindmepa se associa à Sociedade na preocupação com esses índices. Segue a nota da SBP na íntegra:

É extremamente grave e preocupante o anúncio feito pelo Ministério da Saúde de aumento na taxa de mortalidade infantil no Brasil, o que interrompe um ciclo de queda contínua desse indicador que já durava 26 anos. Na avaliação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a epidemia de zika vírus e os efeitos da crise econômica no País sobre a população não podem ser considerados como os únicos responsáveis pela alta desse indicador. Para tanto, devem ser empreendidos esforços das autoridades sanitárias, para entender as causas reais dessa tendência e adotar ações estratégicas para revertê-la.

A SBP tem continuamente alertado o Governo e os gestores dos Sistema Único de Saúde (SUS) acerca dos inúmeros problemas que, certamente, podem ter influenciado o aumento desse número. Dentre eles, se destacam a falta de recursos e de infraestrutura para funcionamento da rede pública de assistência; a desvalorização dos profissionais que prestam cuidados (médicos e demais membros das equipes); o desmonte das equipes especializadas no atendimento de crianças, sobretudo nas salas de parto e nos primeiros anos de vida; e a dificuldade de acesso dos pacientes aos serviços de saúde (consultas, exames, internações e cirurgias).

Na avaliação de futuros cenários, também não se pode ignorar fatores como a baixa cobertura vacinal e o risco do aumento da incidência de doenças infectocontagiosas (sarampo, meningite, tuberculose, sífilis congênita, dentre outros). O País está diante de um quadro multifatorial, que atinge a parcela mais frágil e vulnerável das famílias, cuja superação depende de um esforço conjunto de Governo, médicos, profissionais da saúde, organizações da sociedade organizada e cidadãos.

Como contribuição para o debate que deve ser imediatamente inaugurado, a SBP prepara um documento com propostas a serem implementadas pelo Governo – atuais e futuros. O texto, que será entregue às autoridades federais e aos candidatos as Eleições Gerais de 2018, aponta, entre outros pontos, a necessidade urgente de que toda criança e sua família conte com o suporte de um pediatra no pré-natal, na sala de parto e no acompanhamento que se estende do nascimento ao fim da adolescência.

Entende-se que o cumprimento dos pontos inseridos nesta pauta é indispensável ao País para que a construção de uma Nação mais justa, ética e saudável, com pleno atendimento das necessidades das futuras gerações a partir de agora.

Rio de Janeiro (RJ), 16 de julho de 2018.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que