SBP e Asbai publicam atualização do Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar
Afiliado a:

SBP e Asbai publicam atualização do Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) publicaram na última semana a atualização do Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar. Entre os diferentes aspectos analisados está a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), comum entre o primeiro e o terceiro ano de vida. O material contou com a colaboração de mais de 20 especialistas envolvidos no manejo da doença coordenados pelo diretor científico da Sociedade, dr. Dirceu Solé.

De acordo com o documento, cólica, irritabilidade e rinite são sinais comuns relacionados a APLV, mas a variedade de sintomas exige que haja uma padronização de seus processos de diagnóstico. Registros desse tipo de reação alérgica são mais frequentes em crianças, uma vez que o organismo ainda não está maduro o suficiente para processar as proteínas do leite de vaca.

A reintrodução alimentar, sempre com acompanhamento médico, pode ser feita a cada 6 a 12 meses como forma de verificar se houve alterações a essa condição. No entanto, ainda que os efeitos da APLV sejam transitórios, os especialistas alertam para a gravidade de alguns casos, o que exige mais cuidados. Ao contrário da intolerância à lactose, que acontece quando o organismo não consegue quebrar o açúcar do leite, as reações da APLV podem resultar em outras complicações à saúde, como recusa alimentar, dermatite e broncoespasmos.

“O primeiro consenso foi elaborado pela SBP em 2006 e a atualização deste segundo marca a reaproximação entre ambas as instituições, que ocorre na atual gestão. O conteúdo apresenta as novidades ocorridas na imunologia, na etiopatogenia da alergia alimentar, no diagnóstico e também no tratamento. Com isso, a SBP e a Asbai estão levando uma atualização abrangente em vários aspectos aos pediatras e alergistas a fim de beneficiar as nossas crianças e adolescentes”, destaca a presidente da Sociedade, dra. Luciana Rodrigues Silva.

ACESSE AQUI O CONSENSO BRASILEIRO EM ALERGIA ALIMENTAR – PARTE 1

ACESSE AQUI O CONSENSO BRASILEIRO EM ALERGIA ALIMENTAR – PARTE 2

Fonte: SBP

Deixar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.