qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Revalida será tema em debate, hoje, no Sindmepa

Será hoje, às 19h, no Sindmepa, o debate reunindo médicos e acadêmicos em torno da decisão do governo federal de trazer médicos formados no exterior para trabalhar no Brasil, com dispensa da necessidade de revalidação dos diplomas.

Na pauta do debate, estarão a atuação conjunta nas manifestações nacionais contrárias à decisão do governo, que terá seu ápice no dia 25 deste mês, com ações na praça Batista Campos. Neste dia, a comunidade acadêmica e médicos brasileiros estarão se manifestando em todo o Brasil contra a ideia de importação de médicos e reafirmando a necessidade de políticas viáveis de fixação de médicos no interior. O debate também vai focar a proposta de transformação do Revalida em projeto de iniciativa popular, entre outros pontos.

O Sindmepa vai ratificar sua posição de que não faltam médicos, falta sim, uma política séria de fixação com adequadas condições de trabalho, remuneração digna e plano de carreira de Estado. No Pará, a grande maioria dos médicos atua no interior sem carteira assinada ou sequer um contrato de trabalho.

É elevado o índice de médicos que apostam em ofertas de trabalho no interior, mas que após dois ou três meses passam a trabalhar sem receber. Em função disso, o Sindmepa já está construindo o seu cadastro de prefeituras inadimplentes para tentar evitar que novos médicos caiam em armadilhas e falsas promessas. Até agora, doze prefeituras estão no cadastro.

Os estudantes Thais Barros e Pablo Cirino estão na organização do debate ao lado do Sindmepa. Eles esperam a participação maciça de acadêmicos de Medicina na reunião de hoje. “Não somos contra médicos estrangeiros, nem queremos fazer disso uma bandeira político-partidária, mas queremos nos posicionar firmemente em favor da saúde brasileira, porque todos têm direito a uma saúde pública de qualidade”, afirma Thais Barros.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que