sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sex

abr 19, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Projeto que leva saúde a Limoeiro do Ajuru ganha Web documentário

Com uma ideia simples que visa levar informação e saúde à comunidade, através de um grupo de teatro, Limoeiro do Ajuru foi um dos municípios premiados durante a na 15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada no 34º Congresso Conasems e selecionado para fazer parte da 3ª temporada do Webdocs Brasil, aqui tem SUS.

O vídeo documentário, publicado na última semana mostra o projeto do “Teatro no acolhimento de usuários – Equipe de saúde da Família Ribeirinha” que promove educação em saúde de forma lúdica e com uso de expressões regionais caboclas, linguajar dos ribeirinhos do baixo Tocantins. As peças são encenadas pelo grupo de teatro Máscara Branca e pensadas em conjunto com a equipe de saúde, abordando temas como prevenção de doenças e qualidade de vida.

A introdução do grupo de teatro no acolhimento à comunidade foi a saída encontrada pela médica Mônica Coelho Rodrigues para superar a resistência da população, especialmente, dos idosos, às ações de acompanhamento e combate a doenças como diabetes, hipertensão arterial, artrite reumatoide, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras comuns na região.

Nos dias que se seguem às apresentações, a unidade lota de pessoas em busca de consultas e pais levando crianças para atualizar vacinas. “É muito gratificante voltar para casa com a certeza do dever cumprido. Tenho certeza de que esse trabalho me fortalece e me ajuda a dar bons exemplos em casa”, afirma a médica Mônica Coelho.

Os web documentários Brasil, aqui tem SUS mostram as experiências exitosas das secretarias municipais de saúde de todas as regiões do país premiadas durante as 13ª, 14ª e 15ª Mostras Brasil, aqui tem SUS, realizadas nos Congressos do Conasems. Os próximos 22 episódios serão lançados periodicamente pelo Conasems até julho/2019, quando todos serão exibidos no 35º Congresso do Conasems, em Brasília.

Cerca de 300 trabalhos foram apresentados oralmente pelos autores durante o 34º Congresso Conasems. Os melhores projetos por região foram premiados com o valor de R$ 10 mil reais, os melhores por estado foram registrados em vídeo para a 3ª temporada dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS e os outros premiados por tema e por sala foram contemplados com medalhas e certificados.

Assista ao Webdocs Brasil, aqui tem SUS:

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que