qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Peritos promovem caminhada e protesto em Brasília

Peritos Médicos realizaram ontem, em Brasília, uma manifestação em prol dos honorários periciais, intitulada: “Perito Médico valorizado, Justiça fortalecida, Sociedade protegida”. O ato foi motivado pela alteração do Art. 790-B da CLT, por ocasião da Reforma Trabalhista, que vincula o pagamento dos honorários periciais ao trânsito em julgado do processo e prevê o pagamento do perito pela parte perdedora da ação, proibindo ainda a antecipação de honorários.

A manifestação contou com a presença do presidente da Federação Médica Brasileira e diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso. Os peritos promoveram caminhada e manifesto em frente ao TST e participaram de audiências no TST e Câmara dos Deputados.

Os movimento defende que quando o profissional é nomeado, trabalha para a Justiça e não para as partes. “Ele não é parte e nem deve depender delas para exercer seu ofício. O modelo atual, porém, vincula o honorário do perito oficial ao resultado do processo, o que leva anos e, dependendo da parte sucumbente, poderá resultar em dificuldades no recebimento dos honorários arbitrados”.

“É inadmissível que um trabalhador não receba a justa paga pelo seu labor. O médico perito da Justiça do Trabalho é profissional qualificado e merece ser reconhecido como tal. A FMB e seus sindicatos de base estão juntos com os colegas peritos nesta luta”, disse o presidente da FMB.

Após a manifestação, os profissionais reuniram-se com o deputado federal e médico, Hiran Gonçalves, na Câmara dos Deputados. Ele apresentou uma emenda para restabelecer o direito dos médicos em receber seus honorários. O movimento articulará com os deputados para que estes aprovem a emenda. Além da mudança do texto da MP 208/2017, o movimento visa ainda sensibilizar o TST de que os honorários periciais representam o pagamento do trabalho realizado e o sustento da família do perito médico.

Os peritos reivindicam junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) a elaboração de uma Resolução que ratifique a prerrogativa legal dos médicos em realizar perícia para determinação de nexo causal entre doença e trabalho; atestação de capacidade laborativa e quantificação de sequela; e a proibição de assistentes técnicos não médicos no acompanhamento de perícia médica.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que