qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Pejotização, riscos jurídicos e as implicações que ela traz é discutida em congresso

“O problema da pejotização é atual. É um meio encontrado para que o trabalhador seja contratado a fim de reduzir custos e gerar lucros”. A afirmação é da advogada do Sindmepa, Silvia Mourão, que palestrou sobre o tema: Pejotização, riscos jurídicos e implicações, durante o segundo dia do XIX Congresso Médico Amazônico.

A palestra teve como objetivo explicar sobre as novas relações de trabalho após a reforma trabalhista e alertar para as contratações via Pessoa Jurídica que tanto tem prejudicado profissionais no país.

De acordo com a Consolidação das Leis de trabalho (CLT), considera-se empregador, a empresa que, assume os riscos da atividade econômica, admite assalariados e dirige a prestação pessoal de serviço. Já o empregado é aquela pessoa física que presta serviços de natureza não eventual ao empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

Porém, com o crescimento da globalização, o mundo tem transformado o mercado de trabalho em um meio cada vez mais competitivo, seletivo, desigual, que preza por lucros cada vez maiores e tenta minimizar os custos.

Isso tem feito com que muitas profissões contratem trabalhadores via Pessoa Jurídica, ou seja, transformam um trabalhador em uma empresa a fim de gerar menos custos para o empregador e mascarar a relação de emprego. “A pessoa se deixa pejotizar para sobreviver, mas ela não pensa como se fosse uma empresa, e sim como pessoa física”, explica Silvia Mourão.

O grande problema nessa relação de trabalho é que para garantir uma vaga de emprego, o trabalhador acaba abrindo mão de seus direitos trabalhistas (férias, 13º salário, FGTS, seguro desemprego, entre outros), e se transforma em um “escravo contemporâneo”.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que