qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Novo procurador propõe criação de GT de saúde

O Sindmepa participou na manhã desta segunda-feira, 02, de um encontro no Ministério Público do Estado do Pará, a fim de dar boas-vindas ao novo Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Valente Martins. O procurador, empossado no dia 10 de abril para o biênio 2017-2018, é o primeiro promotor de justiça a assumir a Procuradoria Geral de Justiça e também é membro do Fórum Nacional de Combate à Corrupção. Uma das propostas do novo procurador é a criação de um Grupo de Trabalho para discutir gargalos da saúde no estado.

Participaram da reunião os diretores Emanuel Resque, João Gouveia e Wilson Machado e a assessora jurídica do Sindmepa, Sílvia Mourão. A promotora de justiça Adriana Simões Colares, coordenadora de cidadania do Centro de Apoio Operacional, também esteve presente durante a conversa.

Entre os assuntos discutidos, a reunião tratou da necessidade de se iniciar um diálogo para avançar no diagnóstico dos gargalos da saúde pública paraense, como a melhoria da atenção básica nos municípios, criação do plano de cargos e carreiras dos funcionários da saúde e o pedido de mediação do MPE na defesa das causas coletivas.

Durante o encontro, a Procuradoria revelou um projeto para criação de um Grupo de Trabalho em Saúde, com a participação de promotores da capital e outros municípios do estado. “Esse GT é fundamental e temos uma previsão de reunião para agosto. A ideia é traçar um plano de políticas de atuação junto às prefeituras, com fiscalização e elaboração de metas a serem cumpridas”, revelou o Procurador-Geral, Gilberto Valente Martins.

O Sindmepa aprovou a decisão, tendo em vista que as gestões municipais serão acompanhadas e cobradas nas ações de saúde com prioridade na atenção básica, sem perder de vista a integralidade da atenção à saúde. Futuramente, o Sindicato dos Médicos do Pará também deve ser convidado para ser ouvido no GT.

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que