qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Nas UPAs de Icoaraci e Sacramenta faltam médicos e medicamentos

Diretores do Sindmepa promoveram nesta semana visitas à Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci, constatando diversos problemas, que incluem desde a falta de medicamentos até a falta de médicos. A unidade do distrito administrativo de Icoaraci, que tem mais de cinco anos de inaugurada, é a que apresenta mais problemas, por se tratar da única unidade a atender a demanda do distrito. O Sindicato enviou ofício à Sesma para discutir os problemas.

“É inadmissível e desumano que uma pediatra atenda sozinha a uma demanda que chega a 105 pacientes por dia”, afirma Lafayette Monteiro, um dos diretores que participaram da visita à Icoaraci. A dificuldade de médicos é provocada pela ausência de uma equipe com quatro clínicos na UPA, uma exigência para funcionamento de UPAs desse porte que não é cumprida pelo município de Belém, que mantém somente três clínicos nos plantões.

A equipe também recebeu a notícia da falta frequente de alguns medicamentos, de importância para os casos de urgência e emergência. Com relação ao laboratório, que só funciona até às 20h, podendo levar a transtornos para os pacientes portadores de doenças que necessitam de exames complementares de urgência. O relatório recomenda o funcionamento durante 24h do laboratório.


Outro problema registrado pelos diretores do Sindmepa durante a visita foi a presença de dois médicos atendendo em uma única sala, o que resulta em constrangimento, tanto para os médicos como para o usuário, que não tem qualquer privacidade. “O curioso é que ao lado deste consultório existe uma sala vazia que poderia ser perfeitamente ocupada para consultas médicas”, observa Erivaldo Pereira, outro diretor que participou da visita.

A sujeira generalizada na unidade e a falta de condições no conforto médico também não passou despercebida pelos médicos, que escreveram: “espaço físico do conforto médico sucateado, como colchões sujos e alguns com sinais de fungos, porta de banheiros danificadas, sem iluminação e ar condicionados com defeito e fazendo muito barulho”.

A equipe também promoveu visita técnica à UPA da Sacramenta, inaugurada há um ano que também convive com os problemas de falta de medicamentos, falta de um quarto profissional de medicina e o fechamento do laboratório no horário noturno. O diretor Carlos Sinimbú também participou da visita à Sacramenta e informou que os relatórios serão enviados aos órgãos competentes para que sejam tomadas providências. O Sindmepa também já enviou ofício à Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) solicitando audiência para tratar dos problemas encontrados.
Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que