qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Mutirão do Diabetes é lançado nesta quarta em Belém

“Diabetes mata mais que o Câncer e a Aids juntos” esse é o tema do segundo Mutirão do Diabetes que ocorrerá no dia 17 de novembro e disponibilizará vários serviços gratuitos para a população.  O lançamento do mutirão acontece nesta quarta-feira (31/10), às 19h, no Viver Mais – Centro de Envelhecimento saudável.

O projeto é realizado pelo Fórum Paraense do Mutirão do Diabetes que visa alertar e informar a população sobre a doença. Nesse sentido, serão realizadas ações como a Pedalada que ocorrerá no dia 11 de novembro, além dos grupos de patins e de motos que também irão somar ao evento neste ano.

De acordo com a diretora do Sindmepa e coordenadora do mutirão, Verônica Costa, o Diabetes é uma doença silenciosa que se não for diagnosticada precocemente pode gerar cegueira, perda de membros inferiores, doenças cardíacas e perda de função dos rins levando a necessidade de diálise.

“O Mutirão é um dia de campanha que fazemos todos os anos para que as pessoas que estão em risco, como as que tem familiares com diabetes e os obesos, possam fazer exames gratuitos para detectar a doença”, disse a coordenadora. Ela explica ainda que durante o mutirão também serão atendidos diabéticos para avaliar se possuem anormalidades nos rins, na visão ou nas pernas por causa do diabetes.

“Sabemos que no SUS a maioria dos pacientes têm dificuldade de ser avaliado por especialistas, então esse e um momento especial com acesso a endocrinologistas, nefrologistas, cirurgiões vasculares e oftalmologistas, além de diversos outros profissionais da saúde que são fundamentais no atendimento do diabético”, afirma.

O coordenador Edmundo Almeida, ressalta que “a falta de esclarecimentos é uma das principais causas que levam as pessoas a terem complicações em relação ao diabetes”. O tratamento é multidisciplinar por isso conta com vários profissionais do Pé Diabéticos, da Cooperativa de Farmacêuticos Independentes – COOFARMI, angiologistas, endócrinos, fisioterapeutas, educadores físicos, cardiologistas, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Oftalmologistas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, Secretaria Municipal de Saúde – SESMA.

“Participar desse projeto do Mutirão do Diabetes é uma grande satisfação, pois vamos oferecer serviços com qualidade, além de orientarmos a população sobre a melhor forma de usar os medicamentos. Fazer o bem é o nosso melhor remédio”, ressalta João Roberto Pinto, farmacêutico e Diretor – Presidente da COOFARMI que participa do mutirão pelo segundo ano consecutivo.

 

Lançamento do Mutirão do Diabetes 2018
Data: 31 de outubro.
Hora: 19h
Local: Viver Mais – Centro de Envelhecimento saudável.
Endereço: Rua Diogo Móia, 448

Com Informações: Roma News

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que