qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Mobilizações vão marcar 7 de Abril em defesa da saúde

A partir de 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a categoria médica se mobilizará em todo o país, intensificando sua luta em defesa da qualificação da assistência aos pacientes e da valorização do trabalho dos profissionais. O movimento se desdobrará em atividades que protestam contra abusos e omissões que afetam tanto a rede pública quanto suplementar de atendimento. As ações estão sendo organizadas nos Estados por comissões compostas por representantes dos conselhos de medicina, associações, sociedades de especialidades e sindicatos médicos.

No Pará, o Sindmepa se alia às manifestações do movimento sindical nacional para marcar posição com relação aos problemas da saúde no Brasil. “Teremos paralisação por um dia no atendimento ambulatorial, nas áreas pública e privada, mantendo-se apenas os atendimentos de urgência e emergência. Após café da manhã no sindicato, propomos um debate e reflexão sobre a saúde pública e privada no Estado. Para fechar, será convocada uma coletiva de imprensa para fazermos a avaliação do movimento”, afirma o diretor do Sindmepa, João Gouveia.

No Estado de São Paulo, os médicos realizarão um grande protesto contra os planos e seguros saúde. Uma suspensão de atendimentos está prevista para o dia 7. Trata-se de uma reação ao desrespeito dos empresários aos pacientes e aos médicos. Pela primeira vez, outras duas categorias profissionais (fisioterapeutas e cirurgiões-dentistas) comporão o protesto, reforçando a luta pelo acesso pleno à assistência para os pacientes e a valorização do trabalho dos prestadores de serviço.

No Rio de Janeiro, a categoria promete uma suspensão relâmpago de atendimentos na mesma data. Também foi anunciado um ato público no centro da capital por melhores condições de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos planos de saúde. No período do protesto, previsto para acontecer de 10h00 às 14h00, haverá paralisação dos serviços eletivos, sendo mantido os atendimentos de urgência, emergência e oncológicos.

Essas atividades integram a agenda nacional de mobilização –  apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional de Medicina (Fenam) e Associação Médica Brasileira (AMB). A programação nos outros Estados deverá ser anunciada nos próximos dias, a partir das definições das entidades locais. As atividades podem incluir atos públicos, passeatas, ações comunitárias e até suspensão de serviços.

Os médicos entendem que este é o caminho para chamar a atenção da sociedade e das autoridades para os problemas que afetam a saúde, eleita pelos brasileiros como tema que deve ser tratado como prioridade em 2014. No caso da saúde suplementar, a reivindicação é de composição de honorários, fim da intervenção antiética das operadoras na autonomia profissional e a readequação da rede credenciada, para que seja garantido o acesso pleno e digno dos pacientes à assistência contratada.

No setor público, os protestos pedem mais recursos para o setor, com reajuste imediato da Tabela SUS e a aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular Saúde+10, que pede a vinculação de 10% da receita bruta da União à saúde (PLP 321/2013). Também é reivindicada a criação de uma carreira pública e a desprecarização do trabalho médico. Os profissionais exigem realização de concurso público com salário adequado; plano de cargos, carreira e vencimentos; maior financiamento para a saúde; melhores condições de trabalho; e atendimento adequado para a população.

Imprensa Sindmepa e Portal cfm.org

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que