qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

FMB participa de reunião sobre carreira médica federal no Ministério da Saúde

O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso, participou de reunião com integrantes da Secretaria de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde (Segests), do Ministério da Saúde, que teve como pauta a carreira médica federal.

“Temos convicção de que o vazio assistencial de médicos no Brasil pode ser resolvido com a implantação da carreira médica federal. Não sei dizer há quantos anos negociamos, conversamos e insistimos com esse assunto, mas enquanto os governos usam de políticas que nitidamente não estão resolvendo o problema, temos que continuar lutando para que os médicos tenham uma carreira semelhante às carreiras militar e do judiciário”, destaca Waldir.

O presidente da FMB sugeriu a constituição de um grupo de trabalho formado pelas demais entidades médicas representativas. “O Conselho Federal de Medicina, a Associação Médica Brasileira e a Federação Nacional dos Médicos estão unidas ao discurso da FMB. A integração desses dirigentes no debate é imprescindível”, comenta.

De acordo com Waldir, “o Ministério da Saúde vai resgatar o conteúdo do trabalho do Grupo de Trabalho instituído em 2010, sob a coordenação à época de Maria Helena Machado. A ideia é aproveitar a discussão acumulada ao invés de sair do zero”.

A próxima reunião, sem data confirmada ainda, deverá contar com a participação de representantes das demais entidades médicas.