qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

FENAM divulga extensa agenda desta semana em defesa da categoria

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) realiza esta semana, em Brasília, extensa agenda de trabalho em defesa da causa médica. A principal delas será a Marcha dos Médicos à Brasília, nesta quinta-feira (08), com a participação dos profissionais de todo o país durante audiência pública no Congresso Nacional e manifestação na Esplanada. Na pauta, está o pleito para a derrubada da Medida Provisória 621, que criou o programa Mais Médicos, os vetos à Lei do Ato Médico e o enfrentamento à crise na saúde.

Além disso, também está programado, em caráter extraordinário, o Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), que será realizado nesta sexta-feira (09) e sábado (10), no auditório da Associação Médica de Brasília (AMBr). O encontro reunirá aproximadamente 500 representantes de todo o Brasil. Os grupos de trabalho discutirão sobre as estratégias de ação contra a Lei do Ato Médico, as implicações da MP 621 na graduação e residência médica e a atuação de médicos estrangeiros sem Revalida.

Estas ações serão antecedidas pela Reunião da Diretoria Executiva da FENAM, em Brasília, nesta quarta-feira (7). Na programação está a discussão sobre as posições a ser homologadas no ENEM, calendário de lutas, vetos ao Ato médico, avaliação financeira, 40 anos da FENAM, entre outros. Participam desta reunião o presidente da entidade, diretores, secretários, conselho fiscal e presidentes das federações médicas regionais.

Do Pará, participam dos eventos pelo Sindmepa os médicos João Gouveia e Waldir Cardoso ( membros da diretoria executiva da Fenam); além de Lafayette Monteiro e Naiara Balderramas, esta como representante dos médicos residentes. “É importante a participação de todos nas agendas nacionais da Fenam para o fortalecimento da categoria, mostrando que estamos unidos contra os ataques do governo federal, com suas medidas ditatoriais, antidemocráticas, demagógicas e eleitoreiras, que visam colocar os médicos como bode expiatório do caos no sistema de saúde”, afirma João Gouveia.

“Vamos defender o trabalho diuturno dos médicos junto aos pacientes nos consultórios, hospitais e ambulatórios no esclarecimento à população para ampliar o apoio da sociedade à causa médica, por um sistema de saúde de qualidade no Brasil”, acrescenta Waldir Cardoso.

Confira a agenda:

ENCONTRO NACIONAL DAS ENTIDADES MÉDICAS (ENEM)
Datas
8 a 10 de agosto de 2013
Local:
Auditório da Associação Médica de Brasília (AMBr)
O QUE NOS ATACA, NOS UNE E NOS FORTALECE:Pauta: Vetos à Lei do Ato Médico, a MP 621/2013 e o enfrentamento da crise na saúde.

DIA 8 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

Local: Congresso Nacional
9h30 – Concentração no Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados
Visita das delegações estaduais aos gabinetes dos parlamentares dos respectivos Estados
13h00 – Ato Público no Auditório Nereu Ramos, com a presença de Deputados Federais e Senadores

16h30 – Manifestação pública em local a ser definido no entorno do Congresso Nacional
A participação no dia 8 de agosto será livre. As entidades médicas e acadêmicos de medicina também estão sendo convocados para esta data.

DIA 9 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)

Local:Auditório da Associação Médica de Brasília (AMBr)

8h00 – Credenciamento

9h00 – Mesa de abertura
Moderador: presidente da AMBr

Convidados (05 minutos para cada):
Florentino Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB)

Beatriz Abreu da Costa, presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR)

Roberto Luiz d’Avila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM)

José Saraiva, presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM)

Geraldo Ferreira, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam)

9h30 –

Mesa 1 – Vetos à Lei do Ato Médico – articulação no Congresso e estratégias de ação
Coordenador: Emmanuel Fortes Cavalcanti – 3º vice-presidente do CFM Secretário: Repres. AMBr Expositor (10 minutos): Salomão Rodrigues – coordenador da Comissão Nacional em Defesa do Ato Médico

Fonte: portal Fenam e Ascom Sindmepa

 

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que