qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

Entidades médicas fazem balanço de atividades em Brasília

Os presidentes da Federação Médica Brasileira (FMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) participaram nesta quarta-feira (11/08), em Brasília da segunda reunião dos presidentes das entidades médicas nacionais. Em debate, o balanço das audiências solicitadas com as autoridades para entrega do Manifesto dos Médicos em Defesa da Saúde no Brasil, elaborado no 13º Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem).

Foi relatado que em encontro com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, foi encaminhada a questão da correção da gratificação dos médicos concursados do Ministério da Saúde que recebem cerca de R$ 2000 a menos que os demais servidores de nível superior do Ministério. O ministro considerou adequada a reivindicação e perfeitamente possível de ser corrigida a injustiça. Se resolvido, a medida irá beneficiar aproximadamente 6 mil médicos.

Deliberado também realizar novo esforço para entregar aos principais candidatos ao Palácio do Planalto o Manifesto dos Médicos, aprovado no 13º Enem e ações relacionadas ao Dia do Médico.

“Este segundo encontro dos presidentes consolidou o acerto da proposta da Federação Médica Brasileira.  Tomamos deliberações consensuais em defesa dos interesses dos médicos e da Medicina no Brasil”, afirmou o presidente da FMB, Waldir Cardoso.

CONSELHOS DE MEDICINA

O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso, representou a entidade nesta quarta-feira (12/09) no primeiro dia do 2º Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do Ano de 2018 (II ENCM 2018), em Brasília. O evento reuniu dirigentes do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos 27 Conselhos Regionais (CRMs) para analisar temas do exercício profissional e da saúde do País. Além da FMB e do Conselho Federal de Medicina, a mesa de abertura do II ENCM 2018 teve a presença dos presidentes da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e da Associação Médica Brasileira (AMB), reforçando a importância de atuação conjunta das entidades.

Fonte: Portal FMB