qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Enem apoia prevenção de violências em unidades de saúde

Representantes dos médicos de todo o Brasil foram unânimes ao decidirem que as entidades de medicina devem apoiar as iniciativas legais e efetivas com foco na prevenção e combate aos casos de violência e de assédio praticado contra médicos em ambiente de trabalho. A votação aconteceu durante o Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), em Brasília, quando médicos debateram e votaram em propostas de políticas públicas de saúde para o País. Entre as diversas propostas colocadas em votação esta foi a única que teve 100% de aprovação.

Segundo uma pesquisa realizada no início de 2017 pelos conselhos regionais de Medicina e de Enfermagem de São Paulo, CREMESP e COREN-SP, dos 5.658 médicos e profissionais de enfermagem entrevistados, 60% afirmaram ter sofrido algum tipo de violência por pacientes ou familiares mais de uma vez e, em torno de 20%, pelo menos uma vez. Entre os tipos de violência, 14,2% foram caracterizadas como agressões físicas, 49,2% verbais e 36,6% psicológicas.

O ambiente mais frequente para que a violência aconteça é durante os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), representando 57,7% dos casos. Porém, não exclui outras esferas do atendimento, como instituições privadas.

Postura do profissional de saúde

Se agredido, o profissional tem direito a interromper o atendimento e deve comunicar a chefia imediata e a Comissão de Ética da instituição. De acordo com o Código de Ética Médica, em seu inciso VII, “o médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente”.

A situação da violência vivida pelos profissionais de saúde em seu local de trabalho se agrava porque a grande maioria não denuncia o fato, ou por não acreditar que a denúncia seja levada adiante pelas autoridades ou porque não há políticas de proteção às vítimas.

Com informações: Conexão

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que