mar 29, 2024

mar 29, 2024

Diretores debatem sobre formação médica

Promovido pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), o Simpósio de Educação Médica, realizado nos dias 14 e 15, promoveu debates sobre o panorama do ensino médico, a pós-graduação e a avaliação dos egressos.
Para os diretores do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Luiz Sena e Waldir Cardoso, que participaram do evento, o momento foi propício para que os profissionais se manifestassem a respeito do tema |formação médica|, já que muitas questões relacionadas ao exercício da medicina estão diretamente ligadas a essa discussão.
Segundo Waldir Cardoso, a Fenam defende que a qualificação do ensino médico deva passar pela avaliação de todos os segmentos que constrõem essa formação, ou seja, o professor, o aluno e a instituição de ensino. |Se lutamos por melhorias na profissão médica devemos discutir a formação desde o seu início. Além da importância da educação médica continuada, fundamental para manter o médico no mercado de trabalho|, relatou.
Para o médico Márcio Bichara, secretário de Saúde Suplementar da Fenam, o evento deve ser colocado no calendário da federação, dada a prioridade do tema, com a realização se estendendo a outros Estados. |As discussões envolveram diversos pontos relacionados à graduação e à residência médica e foi proposto que a realização de um segundo Simpósio imediatamente para que os temas sejam mais detalhados|, acrescentou Luiz Sena.