Afiliado a:

Comissão vai acionar MP para ajudar no combate ao escalpelamento

A Comissão Estadual de Enfrentamento aos Acidentes de Motor com Escalpelamento (CEEAME) vai provocar oficialmente o Ministério Público do Pará sobre os recorrentes casos desse acidente envolvendo embarcações que prestam serviços de transporte escolar para prefeituras do interior. A pauta foi discutida durante a reunião nesta terça-feira (06), no Sindicato dos Médicos.

Segundo a presidente da Comissão, Socorro Silva, este ano, dos seis casos de acidentes com vítimas de escalpelamento, três foram registrados em embarcações prestadoras de serviços de transporte escolar para prefeituras municipais. “Há 46 municípios com registro de escalpelamento no Pará. Fora os casos que não são notificados. As prefeituras devem também fazer a sua parte”, disse Socorro Silva ao defender a notificação dessas prefeituras pelo MPE.

Outro ponto discutido foi a dificuldade de bater a meta com coberturas do motor. De 2009 a 2016 foram realizados 3. 719 procedimentos. Desses, somente 99 foram realizados este ano (https://www.mar.mil.br/cpaor/arquivos/escalpelamento.pdf). Entre as dificuldades para fazer a cobertura do eixo estão o medo dos proprietários das embarcações terem os barcos apreendidos pela marinha e a dificuldade de acesso a algumas localidades isoladas. Há proposta de descentralização do serviço de cobertura para que possam ser feitas não só pela Marinha, mas também por outras entidades, a exemplo do Corpo de  Bombeiros do Estado.

Doações

Segue a II Campanha do Natal Solidário da Comissão Estadual de Enfrentamento aos Acidentes de Motor com Escalpelamento (CEEAME). Além de alimentos perecíveis e brinquedos, podem ser doados também objetos de higiene pessoal (toalha, escova de dente, creme dental, hidratante, cotonete, absorvente e sabonete).  Os donativos podem ser entregues no próprio Sindmepa e depositados na caixa do Natal Solidário. Participe.

 

Deixar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.