CNPL discute participação na assembleia da OIT
Afiliado a:

CNPL discute participação na assembleia da OIT

O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB) e secretário de Comunicação da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), Waldir Araújo Cardoso, participou da reunião da Confederação na segunda-feira (18/06), em Brasília para avaliar a participação da Confederação na Assembleia Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O Comitê de Peritos da OIT incluiu o Brasil na lista dos 24 países que mais precarizam a relação de trabalho depois da aprovação da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17) que retirou dezenas de direitos dos trabalhadores brasileiros, violando normas fundamentais da OIT, especialmente a Convenção 98, ratificada pelo Brasil, que trata do Direito de Sindicalização e de Negociação Coletiva.

A situação financeira do movimento sindical e da CNPL também foi debatida na reunião e concluiu-se que a realidade exige, cada vez mais, a solidariedade entre as entidades sindicais, o compartilhamento de experiências e a reinvenção da atuação de todo o movimento sindical.

“Mais do que nunca as entidades sindicais devem ser transparentes, demonstrar compromisso com seus representados, ser ativas, vivas, de luta e propositivas, além de prestar serviços. Só assim serão representativas e terão associados que garantam sua sustentação material”, declara Waldir.

O julgamento da constitucionalidade da lei que supostamente tornou o pagamento da Contribuição Sindical facultativo, que irá ocorrer no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 28 de junho foi outro assunto comentado.

Seminário

Nesta terça-feira (19/06) ocorre o Seminário Estratégia e Inovação, na CNPL que discutirá fontes alternativas de custeio e trocas de experiências entre as entidades. Em breve mais informações.

Fonte: FMB

Deixar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.