qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

Clima de harmonia marca reunião da Femam

Representantes de Sindicatos médicos do Pará, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, reunidos no auditório do Sindmepa, aprovaram hoje de manhã a prestação de contas da entidade no exercício 2013 e os balancetes do primeiro trimestre de 2014. A organização sindical dos médicos da região, com eleição da nova diretoria para o biênio 2014-2016, será o assunto da segunda parte do encontro, na tarde desta sexta-feira.

O diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia, saudou os convidados ressaltando o clima de harmonia e amizade presente à reunião, o que reafirma a união dos médicos do Norte do Brasil em torno de um objetivo comum, dignidade para o exercício da profissão.

O presidente da Femam, José Ribamar Costa, cujo mandato se encerra neste mês, disse que o objetivo da Federação é “desenvolver atividades sindicais no sentido de contemplar os filiados médicos com políticas que resgatem, principalmente, a dignidade do médico com condições de trabalho que proporcionem um atendimento mais resolutivo para a população”.

dscn0337edit

José Ribamar Costa, Presidente da FEMAM.

A Femam conta hoje com sindicatos filiados dos Estados do Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Amazonas, sendo que os sindicatos do Amapá e Roraima estão em fase final de estruturação, faltando apenas a Carta Sindical emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Fazemos um balanço bastante positivo da nossa gestão e vamos continuar com o trabalho de infraestrutura dos sindicatos do Amapá e Roraima”, disse Ribamar Costa.

A criação de uma carreira de estado para médicos, com vínculos trabalhistas com a União, é a solução defendida hoje pela Femam para fixar médicos nos mais distantes rincões brasileiros. Para José Ribamar Costa, o Mais Médicos, programa do governo federal para fixar médicos no interior, tem se revelado “eleitoreiro” por concentrar mais profissionais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, do que nos Estados das regiões mais carentes como a Amazônia.

A eleição dos membros da nova diretoria, biênio 2014-2016, e eleição dos representantes dos Sindicatos filiados à Femam para a eleição da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) são os temas em discussão na tarde de hoje. Também estarão em debate os critérios e valor das contribuições dos sindicatos membros.