A primeira reunião da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) após as eleições realizadas no domingo (07/10), teve como um dos pontos de pauta a avaliação do perfil do novo Congresso Nacional. O presidente de Federação Médica Brasileira (FMB), Waldir Araújo Cardoso, e a secretária geral, Malu David, participaram do encontro realizado nesta quarta-feira (10/10), em Brasília.

No Senado Federal, com 54 vagas em disputa neste ano, a mudança foi drástica: dos 32 senadores que concorriam à reeleição, apenas oito foram reeleitos. Na Câmara dos Deputados, com 513 vagas, 444 candidatos buscavam a reeleição e 251 foram reeleitos, o que mostra grande renovação. “O Congresso passa a ter uma maioria de parlamentares de posição à direita do espectro político, portanto com perfil francamente conservador, tendo em vista a cláusula de barreira haverá, obrigatoriamente, a fusão de partidos nos próximos anos”, explica o assessor parlamentar Napoleão Puente de Salles.

Dos eleitos, 19 parlamentares de primeiro mandato se declaram médicos que somados aos 21 reeleitos somam uma bancada de 40 deputados médicos. No Senado serão cinco senadores médicos. Todos os eleitos em primeiro mandato serão visitados pela CAP a partir de fevereiro quando tomam posse.

“Os brasileiros disseram nas urnas um sonoro não à velha política e, a sua maneira, renovaram o parlamento, apesar das barreiras e artimanhas da legislação que privilegia as raposas partidárias. Poucas se salvaram do tsunami político de 7 de outubro”, avalia o presidente da FMB, Waldir Araújo Cardoso.

Fonte: Portal FMB