qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Campanha alerta contra riscos da obesidade infantil

O Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil traz alerta sobre o problema que atinge uma a cada 10 crianças no país. A data celebrada nesta sexta-feira, 03, tem como objetivo chamar atenção e conscientizar a sociedade sobre o impacto dos hábitos de vida na saúde das crianças.

De acordo com uma pesquisa do IBGE, realizada em 2019, 16,33% das crianças brasileiras, entre 5 e 10 anos, se enquadravam na categoria obesidade, definida pela Organização Mundial de Saúde.

A obesidade infantil é caracterizada por um excesso de gordura corporal em crianças de até 12 anos, sendo considerado sobrepeso quando está, no mínimo, 15% acima da referência para a sua idade. Logo, entende-se por obesidade o Índice de Massa Corporal (IMC), de crianças de 5 a 10 anos, acima de 30 kg/m². Já a obesidade mórbida é quando esse índice supera os 40 kg/m².

Dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está obesa. Tanto a obesidade como a obesidade mórbida são causadas pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, tendo como principal motivo a alimentação inadequada, hábitos de vida precários e sedentarismo. A condição também pode partir de fatores genéticos e hormonais.

Em relação a alimentação temos o consumo excessivo de açúcar, gorduras industrializadas, alimentos processados e ultraprocessados que intensificam o ganho de peso. Porém, o problema pode ser desencadeado com a interrupção do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e inclusão de alimentos industrializados nos primeiros meses de vida.

De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, 80% das crianças brasileiras de até 5 anos consomem alimentos ultraprocessados, como bolachas recheadas, o que também é observado entre bebês com menos de 2 anos.

Além da mudança alimentar, a falta de atividades físicas também contribui para o quadro. Se antes as crianças eram ativas e costumavam brincar a maior parte do tempo livre, hoje passam o tempo sentados e entretidos em diversas telas, intensificando hábitos sedentários.

O excesso de peso na infância e na adolescência está associado a um maior risco e início precoce de doenças crônicas. Tanto a obesidade como a obesidade mórbida infantil, são condições que podem favorecer doenças como: diabetes; insônia; apneia; pressão alta; colesterol alto; depressão; câncer e doenças cardiovasculares.

Entre as estratégias preventivas estão a alteração da dieta e implementação de estilo de vida saudável, incluindo atividade física regular e diminuição do tempo de tela. Os responsáveis podem ainda estabelecer uma rotina com momentos para brincar, estudar, comer e dormir para diminuir o estresse das crianças.

Com informações de Estado de Minas

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que