Afiliado a:

Calouros da UEPA assistem palestra sobre o Sindmepa

Cerca de 100 novos calouros de Medicina da Universidade Estadual do Pará (UEPA) assistiram hoje pela manhã à apresentação do Sindmepa na abertura da Semana de Calouros de Medicina, promovida pelo Centro Acadêmico José Arraes. O diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia, falou sobre a missão do sindicato; relação com as entidades médicas; as lutas da categoria e a necessidade de união para a garantia de um sindicato forte.

O reinício dos debates da Quarta Acadêmica, atividade realizada pelo Sindmepa direcionada aos estudantes de medicina, foi um dos assuntos enfocados pelo diretor. Ele explicou que a ação vem sendo desenvolvida há alguns anos pela entidade e conta com a parceria dos centros acadêmicos da UEPA, Cesupa e UFPA. O objetivo é proporcionar maior interação com os acadêmicos de medicina no que diz respeito a assuntos de saúde, cidadania, mercado de trabalho e da profissão. O reinício dos trabalhos em 2014 deve ser retomado após reunião da diretoria colegiada e será comunicado aos estudantes.


Ao falar sobre o papel das entidades médicas, João Gouveia disse que a função das entidades é zelar pelo Código de Ética Médica, dentro das especificações de cada uma. Conselho Regional de Medicina (CRM), Sociedade Médico-Cirúrgica (SMCP) e Sindmepa formam a tríade da medicina, cabendo a este último o papel da defesa profissional. Cabe ao CRM a fiscalização da atividade médica e à SMCP desenvolver atividades científicas, culturais e sociais. “O Sindmepa é aquele que vai pra briga, mas nós também sabemos brincar”, disse o médico ao convidar os futuros colegas a se juntarem ao sindicato.

O diretor destacou ainda que o Sindmepa é filiado à Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e à Federação dos Médicos da Amazônia (Femam) e, no Pará, compõe o Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosempa) junto com o CRM e a SMCP. Ao final da apresentação foi exibido um vídeo institucional sobre o Sindicato.

 

Deixar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.