qui

mar 28, 2024

qui

mar 28, 2024

Ação de combate ao câncer de pele segue até esta quinta-feira, em Belém

Tour de Combate ao Câncer de Pele, em Belém, segue até hoje (8). A ação é uma realização da Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com a indústria Farmacêutica que circula o Brasil inteiro desde o ano de 2009 com um caminhão itinerante equipado consultórios médicos fazendo exames e verificações de lesões suspeitas.

A ação acontece em alusão ao Dezembro Laranja, que é o mês voltado para o estímulo da prevenção ao câncer da pele. E é uma grande oportunidade das pessoas conhecerem um pouco melhor a doença e realizarem o teste para saber se possuem o câncer de pele.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional Pará, Walter Loureiro, somente hoje, durante o primeiro dia de ação do Tour de Combate ao Câncer de Pele, cerca de 400 pessoas fizeram o teste para saber se possuem a doença.

Loureiro ressaltou que o projeto segue até esta quinta-feira (8) no estacionamento da Universidade Estadual do Pará (UEPA), na Tv. Perebebuí, das 9h até 15h.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este tipo de câncer é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no País. O Inca estima que 5.670 novos casos sejam registrados no país em 2016.

bannertourcontroleosol

Desde 2015, o caminhão vem com a identidade visual da ação #Controle o Sol, como parte da campanha #Direitos da Pele, reforçando o compromisso da SBD com a saúde da pele da população brasileira e com seus dermatologistas. Ainda em 2015, a SBD passou a realizar, pela primeira vez, exames com o Fotofinder, equipamento de alta tecnologia que facilita o diagnóstico do câncer da pele de forma rápida e precisa. Este aparelho está disponível em apenas quatro hospitais de todo o Brasil.

Promovido há sete anos pela SBD em parceria com o laboratório La Roche Posay, o caminhão já percorreu mais de 118.500 quilômetros, visitou 56 cidades em 22 estados, atendeu mais de 18.200 pessoas e realizou mais de 1.500 diagnósticos de câncer da pele.
Desde outubro o  projeto já passou pelas cidades de Santos (SP) e Tupã (SP), Monte Carlos (MG). Após passar por Belém o caminhão itinerante seguirá para Santo André (SP)