qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

mar 28, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

18 de outubro: dia de defender e honrar a Medicina

 

A Medicina é uma profissão milenar pois, desde sempre, o ser humano tentou tratar os males de seus semelhantes. No mundo ocidental, Hipócrates, que viveu entre 460 a 377 a. C., é considerado o Pai da Medicina. Deixou um legado ético e moral válido até hoje. Desde então, a Medicina se baseia em observar, ouvir e tocar, na busca de hipóteses diagnósticas que orientem um tratamento específico. Diagnóstico e tratamento, cerne da Medicina.

O método científico moderno tem seus fundamentos definidos no século XVII com René Descartes, com a obra Discurso do Método, que revolucionou as ciências e, na segunda metade do século XX, assistimos o desenvolvimento da Revolução Técnico-Científica-Informacional ou Terceira Revolução Industrial.  Esta revolução está ligada diretamente à informática, robótica, telecomunicação, química, uso de novos materiais, biotecnologia, engenharia genética, dentre outras, que têm impactado fortemente as ciências médicas. Conhecemos cada vez mais as doenças, sua fisiopatologia. Nossos arsenais terapêuticos e diagnósticos cresceram de forma avassaladora.

Com a descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliamos enormemente nosso mercado de trabalho. Há mais e mais demanda por médicos em todos os rincões do país. Infelizmente, pioraram as condições de trabalho, a remuneração está aviltada, a maioria dos médicos não tem sequer um contrato formal de trabalho ou são obrigados a constituir pessoas jurídicas para trabalhar. Como afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, “a proliferação de escolas médicas sem decência e sem docência”, coloca no mercado de trabalho profissionais médicos mal preparados. Ameaças à universalidade e integralidade do SUS levando a perda de direitos duramente conquistados. Ao invés de médicos habilitados, observamos nossos pacientes sendo atendidos intercambistas estrangeiros que não comprovaram qualificação para exercer a medicina no país.

É neste contexto que ao comemorarmos o Dia do Médico de 2016 convidamos os médicos brasileiros à reflexão. Por um lado, temos todas as condições técnico-científicas para oferecer o melhor da medicina aos nossos pacientes. Por outro, patrões públicos e privados nos negam as condições materiais para tal. Para enfrentar esse quadro temos que buscar alianças para além da corporação. Resgatar os ensinamentos de Hipócrates aprofundando a relação médico-paciente-família. Cientificismo sim, mas com doses cavalares de humanismo e amor. Valorizar a anamnese e o exame físico. Observar, ouvir, tocar e conversar.

A Federação Médica Brasileira cumprimenta os heroicos médicos brasileiros no transcurso de seu dia comemorativo e os conclama à resistência. Em defesa da nossa bela e honrada profissão. Em defesa da dignidade do exercício profissional. Em defesa da saúde de qualidade para todos. Em aliança com os nossos pacientes, seus familiares e todos os cidadãos de bem.

Waldir Araújo Cardoso, Médico Cardiologista, presidente da Federação Médica Brasileira (FMB)

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que